GIORGIO VASARI: (N)O ALVORECER DA ERA DA ARTE

v. 1, n. 43 (2021) • Revista Ideação

Autor: Charliston Nascimento

Resumo:

Le Vite” (As Vidas), de Giorgio Vasari, é reconhecidamente um dos textos mais relevantes da história da arte. Sob a perspectiva de biografar os mais renomados pintores, escultores e arquitetos de sua época, o texto vasariano se tornou célebre tanto como uma primeira história da arte, como o registro basilar para o estudo da arte italiana renascentista e, por fim, também para a compreensão do desenvolvimento e entendimento da arte em um de seus períodos históricos mais proeminentes, qual seja, a arte italiana de Cimabue a Michelangelo Buonarroti. Esses fatos podem nos conduzir a uma interpretação equivocada: a de que o texto de Vasari seja uma obra delimitada ao mero estudo histórico e artefatual, de modo que expandir a compreensão dos fenômenos que aquela obra abarca para os problemas filosóficos da arte de nosso tempo ou da arte em geral constituiria uma tarefa fadada ao anacronismo. No presente artigo, demonstraremos como “Le Vite”, pelo contrário, alicerça o conceito de era da arte para uma das principais filosofias da arte contemporânea, qual seja, o essencialismo histórico de Arthur Danto, e em seguida defenderemos em que medida naquela obra do Cinquecento já se fazem presentes e em germinação alguns dos principais aspectos da nossa compreensão atual do termo arte.

Abstract:

 “Le Vite” (The Lives) by Giorgio Vasari, is recognized as one of the most relevant writings of art history. From the attempt to report the biographies of the most renowned painters, sculptors and architects of his time, the Vasarian book became recognized both as a first art history, as the basic record for the study of Italian Renaissance art and finally also for the understanding of the development and understanding of art in one of its most prominent historical periods, namely, the Italian art from Cimabue to Michelangelo Buonarroti. These facts can lead us to a misinterpretation: that Vasari's writing is a work limited to mere historical and artefactual study, so that expanding the understanding of the phenomena that  book encompasses to the philosophical of art problems of our time, or art problems of art in general, would constitute a task doomed to anachronism. Otherwise, in this paper we’ll demonstrate how “Le Vite” underlies the concept of age of art for one of the most important philosophies of contemporary art, namely Arthur Danto's essentialism and historicism, and then we will defend in what sense that Cinquecento's work is already present and in germination some of the first aspects of our current understanding of art concept.

ISSN: 2359-6384

DOI: http://dx.doi.org/10.13102/ideac.v1i43.7233

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/7233/5919

Palavras-Chave: Arte; Vasari; Danto; história da arte; definição da arte.

Revista Ideação

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