MAQUIAVEL E OS PRESSUPOSTOS DE SEU PROJETO CONSTITUCIONAL PARA FLORENÇA 

v. 1, n. 43 (2021) • Revista Ideação

Autor: CHRISTIANE CARDOSO FERREIRA1 E FLÁVIA BENEVENUTO2 

Resumo:

Trata-se de investigar os argumentos utilizados por Maquiavel que sustentam uma proposta republicana em seu projeto constitucional, conforme o Discurso sobre as formas de governo de Florença após a morte do jovem Lorenzo de Medici. Para tanto, pretende-se primeiramente apresentar o exame maquiaveliano sobre os governos de Florença do passado (1393 até 1512) e, em seguida, procurar compreender sobre quais bases teóricas ele fundamenta o projeto. Para a compreensão teórica de seus pressupostos republicanos que se contrapõem ao processo de corrupção das ordenações florentinas, utilizamos outros escritos maquiavelianos, sobretudo os Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio. As questões sobre a estabilidadeinstabilidade dos regimes, os pressupostos das formas “apropriadas” de governo – incluindo a questão da “igualdade” entre os cidadãos –, a inclusão-exclusão dos humores e o processo de corrupção perpassam nossa análise.

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/7236/5926

Palavras-Chave: Maquiavel; constituição; formas de governo; república; corrupção. 

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.