MODELOS DE PRÍNCIPES VIRTUOSOS: ABORDAGEM DOS CAPÍTULOS 19 A 27 DO LIVRO I DOS DISCORSI DE NICOLAU MAQUIAVEL

v. 1, n. 43 (2021) • Revista Ideação

Autor: RODRIGO DOS SANTOS

Resumo:

 O presente artigo tem por objetivo analisar e apresentar o estudo da relação dos homens com o tempo que supera de todo modo a afirmação da maldade humana e ou de uma pura e simples decadente natureza. E, apesar de aparente contradição entre a percepção da virtude ou não no príncipe, no ator político em Maquiavel, a questão posta é se – há príncipes virtuosos? Se é possível na “aparente” bondade encontrar tão somente uma substância má na perspectiva antropológica? Se considerarmos que se assim fosse, não haveria virtude e nem julgamentos dignos de elogios a serem imitados no pensamento corrente político do Florentino. Assim, sob o enfoque de três assuntos, a configuração do artigo, se analisará: (a) a teoria da virtú e da boa fortuna; (b) a necessidade do armamento, do conflito e da guerra na civiltà e (c) o modus operandis de investimento nesta formação de bons manuseadores de armas. Maquiavel, nestes capítulos do Discorsi nos dá a ideia da virtualidade dos príncipes para produção de benefícios para a república, na medida em que as sucessões e as políticas de expansão se fizerem prioridade dos seus líderes, tanto é que a verificação, pode-se ver diante da obra de Tito Lívio, quando ele citará Rômulo, que foi um rei feroz e belicoso; Numa Pompílio, rei tranquilo e religioso e Túlio Hostílio, pouco mais semelhante a Rômulo, só que mais amante da guerra do que da paz.

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/7245/5888

Palavras-Chave: Virtú, Fortuna (boa), Armas, Milícia, Guerra. 

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.