TRAMAS DO SUJEITO: CONSIDERAÇÕES SOBRE TRÊS MODOS DE CONCEBER A RELAÇÃO ENTRE SUBJETIVIDADE E VERDADE INSPIRADAS PELA LEITURA DE FOUCAULT

v. 1, n. 44 (2021) • Revista Ideação

Autor: DANIEL BITTENCOURT PORTUGAL

Resumo:

Este artigo investiga três modos de conceber as relações entre subjetividade e verdade delineados por Foucault na introdução de seu curso de 1981 no Collège de France, intitulado Subjetividade e verdade. Lança, para cada um desses modos, a seguinte pergunta: como a subjetividade é concebida a partir de sua relação com a verdade? Nas respostas, a análise mais ampla do que está em jogo em cada um deles é enriquecida pelo apontamento de alguns marcos que o situam e pelo desenho de uma metáfora que captura suas linhas essenciais.

Abstract:

This paper investigates three ways of conceiving the relations between subjectivity and truth as outlined by Foucault in the introduction of his 1981 course at the Collège de France, entitled Subjectivity and truth. The following question is posed for each of these modes: how is subjectivity conceived in its relation to truth? In the answers, the broader analysis of what is at stake in each of these modes is enriched by pointing out some landmarks that situate it and by drawing a metaphor that captures its essential lines.

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/7103

Palavras-Chave: Subjetividade, Verdade, Foucault.

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.