REFLEXÃO E AGÊNCIA EPISTÊMICA: AS CRÍTICAS DE HILARY KORNBLITH AO PROJETO EPISTEMOLÓGICO DE ERNEST SOSA

v. 1, n. 45 (2022) • Revista Ideação

Autor: ANA MARGARETE BARBOSA DE FREITAS

Resumo:

O objetivo deste trabalho é apresentar as críticas de Hilary Kornblith à Epistemologia das Virtudes de Ernest Sosa, principalmente, à sua noção de agência epistêmica reflexiva e ao papel do agente cognitivo no domínio epistêmico. A abordagem naturalista de Kornblith concentra suas críticas em identificar as limitações da habilidade reflexiva, concluindo que a reflexão não deve ser apontada como uma condição necessária para a agência epistêmica e que o projeto epistemológico de Sosa falha em encontrar um lugar distintivo para o conhecimento humano, não oferecendo uma resposta empiricamente plausível para o papel do agente no domínio epistêmico.

Abstract:

The aim of this paper is to present Hilary Kornblith's criticisms of Ernest Sosa's Virtue Epistemology, mainly, his notion of reflexive epistemic agency and the role of the cognitive agent in the epistemic domain. Kornblith's naturalistic approach focuses his criticism on identifying the limitations of reflective ability, concluding that reflection should not be seen as a necessary condition for epistemic agency and that Sosa's epistemological project fails to find a distinctive place for human knowledge, not offering an empirically plausible answer to the role of the agent in the epistemic domain.

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/7576

Palavras-Chave: Reflexão. Agência Epistêmica. Epistemologia das Virtudes. Ernest Sosa. Hilary Kornblith.

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.