PROBLEMAS PARA EXPLICAÇÕES DE AÇÃO: ESQUEMAS DE GÊNERO MOLDAM A SENSAÇÃO DE AGÊNCIA

v. 1, n. 45 (2022) • Revista Ideação

Autor: BEATRIZ SORRENTINO MARQUES

Resumo:

A disputa entre teorias que competem para oferecer uma explicação das ações intencionais suscita diversas objeções. Uma delas é o problema do desparecimento do agente, segundo o qual a Teoria Causal da Ação é acusada de não dar um papel causal para o agente na produção de sua ação. Já a teoria concorrente, a Causação do Agente, confere centralidade ao papel causal do agente na sua explicação de ação. Além disso, ela defende que a sensação de agência a favorece, sugerindo que essa pode ser interpretada como a experiência consciente da atividade do agente. Contudo, Brancazio (2019) defende que a sensação de agência é moldada pelos esquemas de gênero. Assim, defendo que há mais fatores relevantes para essa experiência consciente do que a Causação do Agente considera. Defendo que a compreensão da influência de esquemas de gênero na sensação de agência enfraquece o argumento da Causação do Agente que depende da sensação de agência

Abstract:

The dispute between theories that compete to offer an explanation of intentional actions raises several objections. One of them is the disappearing agent objection, in which the Causal Theory of Action is accused of lacking a causal role for the agent in the production of her action. The concurrent theory, Agent Causation, gives centrality to the causal role of the agent in its account of action. Moreover, it argues that the sense of agency favors it, suggesting that the sense of agency can be interpreted as the conscious experience of the agent's activity. However, Brancazio (2019) argues that the sense of agency is shaped by gender schemes. Therefore, I claim that there are more relevant factors for this conscious experience than Agent Causation is considering. I argue that understanding of the influence of gender schemes on the sense of agency weakens Agent Causation’s argument that depends on the sense of agency.

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/7600

Palavras-Chave: Sensação de agência, Gênero, Influências implícitas.

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