QUAL HUMANISMO? UMA LEITURA DE ?NOTA SOBRE MAQUIAVEL? DE MERLEAU-PONTY

v. 1, n. 45 (2022) • Revista Ideação

Autor: RICARDO POLIDORO MENDES 1 E MÁRIO ANTUNES MARINO 2

Resumo:

Em sua Nota sobre Maquiavel, Merleau-Ponty empreende uma leitura do filósofo florentino na busca do sentido de seu humanismo em contraposição a leituras que se atêm apenas ao uso da força ou ao imoralismo de Maquiavel. Ao enfrentar as dificuldades do texto maquiaveliano, Merleau-Ponty abre uma via de interpretação segundo a qual o poder não é compreendido como mera força, mas sim como alteridade e assentimento, ou seja, relação mútua entre povo e príncipe, o que permite interpretar a obra de Maquiavel pelo ponto de vista da construção de uma vida coletiva, ou seja, um humanismo. Assim, retomamos o texto de Merleau-Ponty e a obra de Maquiavel, sobretudo O príncipe para compreender como esse diálogo entre os autores abre a perspectiva de um humanismo na obra do florentino.

Abstract:

In his Note on Machiavelli, Merleau-Ponty undertakes a reading of the Florentine philosopher in search of the meaning of his humanism as opposed to readings that are limited to the use of force or Machiavelli's immoralism. When facing the difficulties of the Machiavellian text, Merleau-Ponty opens a way of interpretation according to which power is not understood as mere force, but as alterity and assent, that is, a mutual relationship between people and prince, which allows interpreting the Machiavelli's work from the point of view of building a collective life, that is, a humanism. Thus, we take up Merleau-Ponty's text and Machiavelli's work, especially The Prince to understand how this dialogue between the authors opens the perspective of a humanism in the Florentine's work.

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/7387

Palavras-Chave: Maquiavel; Merleau-Ponty; humanismo; poder; política.

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.