O CONTRIBUTO DA TEORIA RICOEURIANA DA TRÍPLICE MÍMESIS PARA UMA CONCEPÇÃO SEMÂNTICA DA IMAGINAÇÃO

v. 1, n. 46 (2022) • Revista Ideação

Autor: WANDERLEY MARTINS DA CUNHA

Resumo:

Temps et Récit é uma obra imprescindível para a compreensão do projeto filosófico de Paul Ricoeur, dado que ela funciona indubitavelmente como uma espécie de dobradiça no conjunto da produção intelectual desenvolvida pelo filósofo francês, pois, por um lado, através da noção de ‘inovação semântica’, se articula à perspectiva poética desenvolvida em La Méthaphore vive e, por outro, por meio da noção de ‘identidade narrativa’ se articula à perspectiva prática desenvolvida em Soi-meme comme un autre. Assim sendo, este artigo se propõe a efetuar uma introdução à leitura de Temps et Récit a partir de sua articulação com a concepção semântica da imaginação elaborada por Ricoeur em seus estudos sobre os enunciados metafóricos. Para tanto, empreende-se uma análise do modelo de articulação entre a experiência aporética do tempo e a inteligibilidade narrativa que Ricoeur denomina de ‘tríplice mímesis’, com o intuito de se evidenciar as especificidades do funcionamento da imaginação semântica no domínio da narrativa.

Abstract:

Temps et Récit is an essential work for the understanding of Paul Ricoeur's philosophical project, since it undoubtedly works as a kind of hinge in the set of intellectual production developed by the French philosopher, because, on the one hand, through the notion of 'semantic innovation', is articulated with the poetic perspective developed in La Méthaphore vive and, on the other hand, through the notion of 'narrative identity', it is articulated with the practical perspective developed in Soi-meme comme un autre. Therefore, this article proposes an introduction to the reading of Temps et Récit from its articulation with the semantic conception of imagination developed by Ricoeur in his studies on metaphorical utterances. To this end, an analysis of the model of articulation between the aporetic experience of time and the narrative intelligibility that Ricoeur calls the 'triple mimesis' is undertaken in order to highlight the specificities of the functioning of semantic imagination in the domain of narrative.

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/7853

Palavras-Chave: Narrativa; Imaginação; Inovação semântica; Tríplice mímesis; Paul Ricoeur.

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