AS CONDIÇÕES DA NARRATIVA DE FICÇÃO EM RICOEUR E SUA APLICAÇÃO NO ROMANCE EM BUSCA DO TEMPO PERDIDO, LIVRO I: NO CAMINHO DE SWANN DE MARCEL PROUST

v. 1, n. 46 (2022) • Revista Ideação

Autor: RITA DE CÁSSIA OLIVEIRA1 E ADRIANO CARVALHO VIANA2

Resumo:

O presente texto visa interpretar e analisar como Ricoeur (1913 – 2005) compreende o tempo e a intriga na composição da narrativa, conforme formulada em Tempo e Narrativa, Tomos I e II, em que a temporalidade se torna fator determinante à construção da narrativa e esta significativa, quando revela a temporalidade. Para tanto, destacamos o aspecto fenomenológico do tempo e a mímesis como possibilitadora da intriga, verificando suas vicissitudes, possibilidades e limitações no plano da ficção para fazermos a aplicação dessas condições da narrativa de ficção no romance Em busca do tempo perdido, Livro I – No caminho de Swann, de Marcel Proust (1871-1922). É relevante destacar que a interdisciplinaridade do texto, integra a Hermenêutica Filosófica e a Literatura.

Abstract:

This text wants to interpret and to analyze the manner how Ricoeur (1913 – 2005) understand the time and the plot in composition of narrative in agreement with Time and Narrative Tome I and II where temporality becomes significant when it reveals the temporality. To that, we highlight the phenomenological aspect of time and mímesis as creator of plot, having its vicissitudes, possibilities and limitations well recognized in plan of the fiction to we apply those conditions of the narrative of fiction in novel in Search of lost time, book I – In way of Swann, by French novelist Marcel Proust (1871-1922). It is important to highlight that this text integrates the Philosophical Hermeneutics and Literature.

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/7873

Palavras-Chave: Narrativa; Ficção; Romance; Marcel Proust; Paul Ricoeur.

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.