O BEM-VIVER RICOEURIANO E A SUA RELEVÂNCIA CONTEMPORÂNEA

v. 1, n. 46 (2022) • Revista Ideação

Autor: JOSÉ AGUIAR NOBRE

Resumo:

O presente trabalho explora o conceito de vida boa na obra de Paul Ricoeur. Para além de um trabalho meramente conceitual nossa reflexão pretende apropriar-se desta conceitualidade para fornecer pistas ou pílulas a fim de enfrentar os desafios contemporâneos. Verificamos no conceito de vida boa de Ricoeur um importante aporte para superar o individualismo e a fragmentação das relações humanas, precisamente porque a noção de boa vida se conecta ao viver-junto da vida em sociedade. Cônscios de não ser esta uma pesquisa exaustiva, exploramos o conceito no âmbito de sua filosofia reflexiva mediatizada pelos símbolos, onde sustentamos uma abordagem implícita ao tema do bem-viver. Em seguida, exploramos o conceito de bem-viver de modo explícito no contexto em que ele aparece na “pequena ética” de O si-mesmo como um outro (estudos de sete a nove). Porém antes de tratarmos deste tema defendemos a hipótese de que uma perspectiva teleológica de vida, de vida boa, é antecipada no contexto da teoria da ação de Ricoeur através dos conceitos de padrões de excelência e planos de vida que determinam a espécie de hierarquia da praxis.

Abstract:

The present work explores the concept of the good life in the work of Paul Ricoeur. Beyond a merely conceptual work, our reflection intends to appropriate this conceptuality to provide clues or pills in order to face contemporary challenges. We see in Ricoeur’s concept of the good life an important contribution to overcoming individualism and the fragmentation of human relationships, precisely because the notion of the good life is connected to living together in society. Aware that this is not an exhaustive research, we explore the concept within the scope of its reflexive philosophy mediated by symbols, where we sustain an implicit approach to the theme of well-being. Next, we explore the concept of well-being in an explicit way in the context in which it appears in the “small ethics” of The self as another (studies seven to nine). However, before dealing with this topic, we defend the hypothesis that a teleological perspective of life, of the good life, is anticipated in the context of Ricoeur’s theory of action through the concepts of standards of excellence and life plans that determine the species. of hierarchy of praxis.

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/7979

Palavras-Chave: Paul Ricoeur. Bem-viver. Formação integral.

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