O PERDÃO NO HORIZONTE DO SUJEITO ÉTICO EM PAUL RICOEUR

v. 1, n. 46 (2022) • Revista Ideação

Autor: JOSÉ VANDERLEI CARNEIRO1 E ANTONIA DE SOUSA VIEIRA SOARES2

Resumo:

O propósito deste artigo é apresentar a relação entre o perdão e o processo do agir ético, fundamentado nas seguintes obras de Paul Ricoeur: O si-mesmo como um outro, A memória, a história e o esquecimento e Percurso do reconhecimento. A reflexão que elaboramos está de acordo com a defesa que Ricoeur faz sobre a ideia de que para além das capacidades constitutivas do ser humano, ainda é necessário desenvolver as faculdades do dom e do perdão como gesto concreto de manifestação do amor. A configuração textual do nosso estudo está explicitada em quatro proposições filosóficas: as capacidades do sujeito e suas práticas sociais, a vulnerabilidade humana como interpelação para o reconhecimento, a anistia como uma ação ético-política de vinculação institucional do perdão e o perdão como reflexo do dom.

Abstract:

L’objet de cet article est de présenter la relation entre le pardon et le processus d'action éthique, à partir des travaux suivants de Paul Ricœur: Soi-même comme un autre, La mémoire, l’histoire et l’oubli et Parcours de la reconnaissance. La réflexion que nous avons élaborée s’inscrit dans la défense de Ricœur de l’idée qu’en plus des capacités constitutives de l’être humain, il faut encore développer les facultés de don et de pardon comme geste concret de manifestation d’amour. La configuration textuelle de notre étude s’explique en quatre propositions philosophiques: les capacités et les pratiques sociales du sujet, la vulnérabilité humaine comme interpellation pour la reconnaissance, l’amnistie comme action éthicopolitique d’attachement institutionnel du pardon et le pardon comme reflet du don.

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/7948

Palavras-Chave: Perdão. Sujeito ético. Vulnerabilidade. Dom.

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.