A LÓGICA DA PESQUISA CIENTÍFICA DE KARL POPPER: A FALSEABILIDADE COMO UM CRITÉRIO DE DEMARCAÇÃO CIENTÍFICA

v. 1, n. 46 (2022) • Revista Ideação

Autor: PATRÍCIA SILVEIRA PENHA

Resumo:

Karl R. Popper (1902-1994) foi um filósofo austríaco, um dos maiores pensadores do século XX, que realizou diversos artigos e obras a respeito do problema do conhecimento científico, examinando conceitos de cunho metafísico, como por exemplo o tempo, a teoria da evolução e a problemática da demarcação como um critério científico. O objetivo do presente trabalho é apresentar a concepção de ciência, bem como o problema da demarcação e da falseabilidade fundamentados no método popperiano de racionalismo crítico, a partir de um breve estudo do primeiro capítulo da Lógica da Pesquisa Científica (1934). Na perspectiva de Popper, o caráter científico consiste em demonstrar a aplicação da falseabilidade como um critério fundamental para o saber científico.

Abstract:

Karl R. Popper (1902-1994) was an Austrian philosopher, one of the greatest thinkers of the 20th century, who produced several articles and works on the problem of scientific knowledge, examining metaphysical concepts, such as time, the theory of evolution and the issue of demarcation as a scientific criterion. The aim of this paper is to present the concept of science, as well as the problem of demarcation and falsifiability based on the Popperian method of critical rationalism, based on a brief study of the first chapter of the Logic of Scientific Discovery (1934). In Popper's perspective, the scientific character consists in demonstrating the possibility of applying the falsifiability criterion as a fundamental method for scientific knowledge.

Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/7372

Palavras-Chave: Popper. Falseabilidade. Racionalismo. Ciência.

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.