AS INVESTIGAÇÕES FILOSÓFICAS DE WITTGENSTEIN

Edição Jan-Jun - v.1 n.47 (2023) • Revista Ideação

Autor: PAUL FEYERABEND

Resumo:

Para a discutir este livro, procederei assim: primeiramente estabeleço uma teoria T, a qual é criticada ao longo do livro. Desta maneira, não utilizo as asserções habituais da teoria de Wittgenstein (se existe alguma), o que, naturalmente, pode resultar em uma idealização. Em segundo lugar, mostro como aquela teoria é atacada por Wittgenstein – primeiramente, empregando um exemplo (que exerce uma função central nas Investigações, mas que utilizei para apresentar argumentos não apresentados no livro em conexão com este exemplo), discutindo, então, em termos gerais, as dificuldades reveladas pelo exemplo. Em terceiro lugar, estabeleço o que parece ser a própria posição de Wittgenstein no ensaio.

Texto Completo: https://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/9955/8278

Palavras-Chave: Wittgenstein; teoria filosófica; Investigações

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.