VILÉM FLUSSER E A POESIA CONCRETA: DO ELOGIO AO NOVO HOMEM À CRÍTICA AO POETA ENGAJADO

Edição Janeiro-Junho: v. 1 n. 49 (2024) • Revista Ideação

Autor: RAFAEL MIGUEL ALONSO JÚNIOR

Resumo:

Em Fenomenologia do brasileiro, Vilém Flusser afirma que o contexto a-histórico nacional poderia favorecer o surgimento do novo homem, mas que este apareceria de modo obrigatório no campo da cultura. No espaço da literatura, ele exalta o movimento da poesia concreta. Posto isso, a proposta central deste ensaio é investigar os caminhos teóricos que permitem aproximar a filosofia da linguagem de Flusser e a prática poética dos concretos, e que fizeram Flusser animar-se com estas produções dos anos 1950 e 1960. Para Flusser, a referida poesia levantou consciência nova sobre o aspecto visual da palavra, passou a combinar letras com não-letras e reformulou problemas gráficos e de paginação. Todavia, quando retorna à Europa e avalia suas interlocuções no Brasil, Flusser muda o tom em relação ao movimento, sobretudo no que compete ao trabalho de Haroldo de Campos, com quem rompe após traduzir fragmentos das Galáxias. Sendo assim, a parte final deste ensaio indica algumas das razões desta mudança crítica de perspectiva.

Abstract:

In Fenomenologia do brasileiro, Vilém Flusser states that the national ahistorical context could favour the emergence of the new man, but that this would appear in an obligatory way in the field of culture. In the field of literature, he exalts the concrete poetry movement. In this sense, the central purpose of this essay is to investigate the theoretical paths that allow Flusser's philosophy of language and the poetic practice of the concretes to be brought closer together, and which made Flusser enthusiastic about these productions of the 1950s and 1960s. For Flusser, this poetry raised new awareness of the visual aspect of the word, began to combine letters with non-letters and reformulated graphic and layout problems. However, when he returned to Europe and evaluated his interlocutions in Brazil, Flusser changed his tune in relation to the movement, especially with regard to the work of Haroldo de Campos, with whom he broke with after translating fragments of Galáxias. Therefore, the final part of this essay indicates some of the reasons for this critical change of perspective.

DOI: https://doi.org/10.13102/ideac.v1i49.11117

Texto Completo: https://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/11117

Palavras-Chave: Vilém Flusser; Poesia concreta; Língua; Engajamento; Haroldo de Campos.

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