VILÉM FLUSSER E A POESIA CONCRETA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A RETÓRICA E O PROBLEMA DA INTERPRETAÇÃO

Edição Janeiro-Junho: v. 1 n. 49 (2024) • Revista Ideação

Autor: CHARLISTON PABLO DO NASCIMENTO

Resumo:

A relação entre o pensamento filosófico de Vilém Flusser e a poesia concreta (e, especialmente, com o poeta Haroldo de Campos), é marcada por uma crítica ao mesmo tempo peculiar e complexa. O pensador tcheco-brasileiro se mostra um grande entusiasta da radicalidade daquela poesia no trato da linguagem, mas, ao mesmo tempo, considera-a tímida em seus resultados, pelo fato de ela ainda se sustentar em um caráter semântico tradicional dos termos ou apresentar, como parte de sua narrativa, um conteúdo de engajamento político. Por outro lado, a contundência da crítica flusseriana não recebeu, por parte de Haroldo de Campos e dos demais poetas concretos, reconhecidos por não se furtarem às polêmicas em que se viram envolvidos, uma reação análoga e da qual pudéssemos usufruir um aprofundamento do debate. No presente artigo, retomarei um tema em filosofia da arte que venho desenvolvendo nos últimos anos, inspirado nos conceitos de retórica e interpretação, de Arthur Danto, para defender que a querela e o afastamento entre Flusser e a poesia concreta é resultado de um conflito entre as suas distintas retóricas e pelo caráter ilustrativo da interpretação na crítica flusseriana àquela poesia.

Abstract:

The relationship between Vilém Flusser's philosophical thought and concrete poetry (especially with the poet Haroldo de Campos), is marked by a criticism that is both peculiar and complex. The Czech-Brazilian thinker is a great enthusiast of the radical nature of that poetry in dealing with language, but at the same time considers it timid in its results, due to the fact that it still relies on a traditional semantic character of terms or demonstrate, as part of its narrative, a political engagement content. On the other hand, the incisiveness of Flusser's criticism did not receive, from Haroldo de Campos and other concrete poets (recognized for not shying away from the controversies in which they found themselves involved), a similar reaction from which we could benefit from a deeper debate. In this paper, I will return to a theme in philosophy of art that I have been developing in recent years, inspired by Arthur Danto's concepts of rhetoric and interpretation, to argue that the quarrel Flusser/concrete poetry is the result of a conflict between its distinct rhetorics and the illustrative character of the interpretation in Flusser's criticism of that poetry.

DOI: https://doi.org/10.13102/ideac.v1i49.10281

Texto Completo: https://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/10281

Palavras-Chave: Vilém Flusser; Haroldo de Campos; Poesia concreta; Questão retórica; Problema da interpretação.

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