FOUCAULT E O GOVERNO DA VONTADE: DO INSTINTO AO TRANSTORNO SEXUAL

Edição Janeiro-Junho: v. 1 n. 49 (2024) • Revista Ideação

Autor: MALCOM GUIMARÃES RODRIGUES

Resumo:

Nosso objetivo é apresentar as bases norteadoras de uma pesquisa intitulada “Foucault e o governo da vontade”. Trata-se de delinear o campo de trabalho e defender a pertinência de seus resultados, à luz da genealogia da subjetividade de Foucault. A partir desta genealogia, a problematização dos modos pelos quais se tornaram possíveis as patologizações da sexualidade, na contemporaneidade, pressupõe a devida compreensão da articulação entre a experiência cristã da carne e o dispositivo moderno de sexualidade.

Abstract:

Our objective is to present the guiding bases of a research entitled “Foucault and the government of the will”. It is about delineating the field of work and defending the relevance of its results, in the light of Foucault's genealogy of subjectivity. From this genealogy, the questioning of the ways in which the pathologizations of sexuality became possible, in the contemporary world, presupposes the proper understanding of the articulation between the Christian experience of the flesh and the modern device of sexuality.

DOI: https://doi.org/10.13102/ideac.v1i49.10552

Texto Completo: https://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/10552

Palavras-Chave: Genealogia; Sexualidade; Subjetividade; Patologização; Carne.

Revista Ideação

A Revista IDEAÇÃO, do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia, é uma publicação semestral que, com o apoio da editora da Universidade Estadual de Feira de Santana, publica textos originais de Filosofia, ou de abordagem ou relevância filosófica, na forma de artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Além de seu formato impresso, a Revista também é publicada na versão on-line, permitindo o seu livre acesso imediato e gratuito.

A Revista Ideação está vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Filosofia (NEF)/ Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF). Neste momento, sua avaliação Qualis (Capes) é B1.

Pela abordagem interdisciplinar, a revista visa atingir diversas áreas interessadas em abordagens filosóficas e/ou que dialogam com a Filosofia.