A arte como uma possibilidade de educação emancipatória na educação de adolescentes, jovens e adultos

Inquietude, v. 9, n. 2 (2018) • Revista Inquietude - Revista dos Estudantes de Filosofia da UFG

Autor: Alana da Silva Melo; Jardeson Rodrigues da Silva de Sousa; Juliene de Couto

Resumo:

O presente relato de experiência é um recorte do projeto desenvolvido e realizado por acadêmicos(as) do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG), no componente curricular Estágio Curricular Obrigatório nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O projeto foi desenvolvido em uma escola da Rede Municipal de Educação (RME) do município de Goiânia, que atende a Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos (EAJA). Sob a concepção da Dialogicidade, buscou-se por elementos construtivos que relacionassem ação e reflexão. Conforme Freire (1987), pode-se transformar o mundo mediante uma educação libertadora em que cada sujeito é autor e protagonista de sua vida. Conforme Rancière (2012, p. 16), “cada ato intelectual é um caminho traçado entre uma ignorância e um saber, um caminho que abole incessantemente, com suas fronteiras, a fixidez e a hierarquia das posições”. Buscou-se por práticas educativas que viabilizassem as formas sensíveis de vivenciar, acolher e resolver os desafios estabelecidos pelo contexto real dos(as) educandos(as). Recorreu-se também à Proposta Triangular com o propósito de propiciar a experimentação, a criação e a apreciação aos(as) educandos(as), pois a inserção da arte na sala de aula possibilita uma educação mais sensível, emancipatória e transformadora de realidades.

Abstract:

The following experience report is a snippet of a project developed and implemented by pedagogy academics of the Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG) in the curricular course named Estágio Curricular Obrigatório nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. The project was developed in a municipal public school in the City of Goiânia which implements the Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos (EAJA) (in English: Education of Adolescent, Young, and Adult learners). Under the conception of Dialogicidade, we sought constructive elements that connect action and reflection. According to Freire (1987), one can transform the world through liberating education, in which each one is author and protagonist of their own life. According to Rancière (2012, p. 16), “each intellectual act is a path traced between a form of ignorance and a form of knowledge, a path that constantly abolishes any fixity and hierarchy of positions with their boundaries”. We sought educational practices that make feasible sensible forms of experiencing, welcoming, and resolving the challenges experienced by learners. We resorted as well to the theory of the Proposta Triangular, aiming to encourage experimentation, creation, and appreciation to all learners; the introduction of art in
the classroom enables a more sensible education which expands and transforms reality.

ISSN: 2177-4838

Texto Completo: https://drive.google.com/file/d/19e5MHf2wcW-zRoUGi2nCd2GOQzitAuNU/view

Palavras-Chave: EAJA; Dialogicidade; Educação emancipatória; Arte.

Revista Inquietude - Revista dos Estudantes de Filosofia da UFG

Indexada na QUALIS como B4, a Inquietude é a revista científica (ISSN 2177-4838) dos estudantes de graduação e pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Goiás. Trata-se de um periódico acadêmico semestral que publica textos filosóficos inéditos: artigos, traduções, resenhas e entrevistas.