O existir deficiente, "ser é existir"? Pensando o problema ontológico da verdade em Gottlob Frege na educação inclusiva

Inquietude, v. 9, n. 2 (2018) • Revista Inquietude - Revista dos Estudantes de Filosofia da UFG

Autor: Sarah Lindsay Botão de Oliveira Ferreira

Resumo:

Ser deficiente implica um conceito que tem identidade com diagnóstico médico de um corpo lesionado. Atualmente, por meio dos dispositivos legais, os indivíduos diagnosticados têm, na posse dessa identidade, meio legítimo de garantia para o exercício de seus direitos básicos enquanto cidadãos. Fica assim ao encargo da educação, pelo domínio da transmissão e do aprimoramento desse exercício, a tarefa de acolher a demanda de conhecimento produzido por essas práticas identitárias que, embora extralinguísticas, possuem uma dependência linguística para a transmissão dos seus significados compartilhados. A posse da identidade pelo indivíduo, e não como propriedade do conceito na linguagem dos falantes, oculta o contexto de confronto dos significados que essencializaram o conceito deficiência. O objetivo dessa investigação será mapear o que se é enunciado do conceito deficiência, refletindo tal demanda identitária por uma educação inclusiva. Nesse sentido, ser deficiente é uma declaração de como o mundo deve ser para que um modo de existir deficiente, constantemente substituível, seja incluído. Perguntamo-nos então: “ser é existir?”. Para o filósofo Gottlob Frege (1948-1925), ser não é existir. Na obra Grundlagen Der Aritimetik (1884), essa distinção é feita diante do problema ontológico da verdade.

Abstract:

Being deficient implies a concept that has an identity with medical diagnosis of an injured body. Nowadays, through legal devices, the individuals diagnosed have, in possession of this identity, a legitimate means of guaranteeing the exercise of their basic rights as citizens. Thus, the task of receiving the knowledge demand produced by these identity practices that, although extralinguistic, have a linguistic dependence for the transmission of their shared meanings, by the domain of transmission and improvement of this exercise. The possession of identity by the individual, and not as property of the concept in the language of the speakers, hides the context of confrontation of the meanings that essentialized the concept of disability. The objective of this investigation will be to map what is stated in the concept of disability, reflecting such an identity demand for an inclusive education. In this sense, being deficient is a statement of how the world should be so that a deficient way of being, constantly replaceable, is included. We ask, then: "to be is to exist?". For the philosopher Gottlob Frege (1948-1925), to be is not to exist. In Grundlagen Der Aritimetik (1884), this distinction is made in the face of the ontological problem of truth.

ISSN: 2177-4838

Texto Completo: https://drive.google.com/file/d/19oYMDzEin3R0lXoM5L8pAJ_A0g_2mTYm/view

Palavras-Chave: Identidade; Deficiência; Verdade; Linguagem; Educação inclusiva.

Revista Inquietude - Revista dos Estudantes de Filosofia da UFG

Indexada na QUALIS como B4, a Inquietude é a revista científica (ISSN 2177-4838) dos estudantes de graduação e pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Goiás. Trata-se de um periódico acadêmico semestral que publica textos filosóficos inéditos: artigos, traduções, resenhas e entrevistas.