Breve Estudo sobre Comportamento Verval e Racionalidade como Critérios de Verificação de Inteligência Artificial

Inquietude, v. 6, n. 2 (2015) • Revista Inquietude - Revista dos Estudantes de Filosofia da UFG

Autor: Emanuel Lanzini Stobbe

Resumo:

O presente artigo pretende investigar o critério de comportamento verbal enquanto condição necessária para a verificação de inteligência, bem como a hipótese de que se faz necessário um critério mais exigente. O principal objetivo aqui é de traçar um paralelo entre os critérios de avaliação de uma inteligência humana e os de uma Inteligência Artificial, concluindo que a inteligência de um programa não pode ser completamente averiguada, assim como a de um outro ser humano também não pode – uma vez que os fins de sua agenda racional não podem ser averiguados. Não obstante, considera-se ainda a saída de Turing, da "convenção cortês", como possível solução para o impasse.

Abstract:

This paper aims to investigate the verbal behavior criterion as a necessary condition for the verification of intelligence, as well as the hypothesis that a more exigent criterion would be required. The main goal here will be to compare the criteria of verification of human intelligence and the criteria of artificial intelligence, in order to conclude that neither the intelligence of a program can be completely verified, nor the intelligence of human beings in general – on the grounds that the purposes of those agents are not verifiable. However, it will be considered Alan Turing's "polite convention" as a viable solution to the impasse.

ISSN: 2177-4838

Texto Completo: https://drive.google.com/file/d/0B4AeuuKw4oJnc1JmREk5V2Q2Nmc/view

Palavras-Chave: Agenda Racional; Comportamento Verbal; Inteligência Artificial; Teste de Turing.

Revista Inquietude - Revista dos Estudantes de Filosofia da UFG

Indexada na QUALIS como B4, a Inquietude é a revista científica (ISSN 2177-4838) dos estudantes de graduação e pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Goiás. Trata-se de um periódico acadêmico semestral que publica textos filosóficos inéditos: artigos, traduções, resenhas e entrevistas.