Sobre Hannah Arendt

Inquietude, v. 1, n. 2 (2010) • Revista Inquietude - Revista dos Estudantes de Filosofia da UFG

Autor: Hannah Arendt; Adriano Correia

Resumo:

Em novembro de 1972 foi organizado no Canadá, pela Sociedade de Toronto para o Estudo do Pensamento Social e Político, um congresso sobre “A obra de Hannah Arendt”, patrocinado pela Universidade de York e pelo Canadá Council. Incialmente chamada a participar como convidada de honra, Arendt preferiu participar das discussões. O presente texto foi editado por Melvin A. Hill a partir do que foi recolhido da gravação da discussão. A edição priorizou os temas mais relevantes e mais extensamente discutidos, desconsiderando a eventual sequência do próprio congresso. Ademais, o editor optou por não intervir, “inglesando”, nas falas dos participantes, vários deles originalmente não falantes da língua inglesa. Independentemente de quão justificada possa ser essa opção, isso acaba por trazer alguma dificuldade para a leitura, assim como a decisão de conservar a transcrição bastante rente à linguagem oral. Vez ou outra optamos por substituir pontos por vírgulas, suprimir a repetição excessiva de palavras e elementos da fala coloquial, mas basicamente conservamos a estrutura da edição original. O texto foi publicado originalmente com o título “On Hannah Arendt”, em HILL, M. Hannah Arendt: the recovery of the public world. Nova Iorque: St. Martin’s Press, 1979, p. 303-339 – edição há muito esgotada.

O texto trata de temas fundamentais à obra de Hannah Arendt, principalmente no que tange às dificuldades na relação entre teoria e prática, o social e o político, à sua insistência em estabelecer distinções, à definição de sua posição no debate político contemporâneo, por exemplo. Pela excelência dos interlocutores – como C. B. Macpherson, Hans Jonas, Mary McCarthy, Richard Bernstein, Albrecht Wellmer e Hans Morgenthau, por exemplo – e pela dificuldade de suas objeções já teríamos como justificar a disponibilização em nosso idioma de um texto dessa natureza. Talvez o maior interesse do texto repouse, em todo caso, nas tentativas de resposta, por vezes frágeis, por vezes implacáveis, que tais oposições acabaram por desencadear em Hannah Arendt. O vigor de sua obra e sua capacidade de provocar para o pensamento saltam à vista, sem dúvida.

Tradução de Adriano Correia. 

ISSN: 2177-4838

Texto Completo: https://drive.google.com/file/d/0B4AeuuKw4oJnblBFTFVObTlObGM/view

Revista Inquietude - Revista dos Estudantes de Filosofia da UFG

Indexada na QUALIS como B4, a Inquietude é a revista científica (ISSN 2177-4838) dos estudantes de graduação e pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Goiás. Trata-se de um periódico acadêmico semestral que publica textos filosóficos inéditos: artigos, traduções, resenhas e entrevistas.