A EDUCAÇÃO EM HUMANIDADES NO CONTEXTO DA TEORIA DAS CAPACIDADES SEGUNDO MARTHA NUSSBAUM

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 12 n. 33 (2020) • Revista Kínesis

Autor: Wesley Felipe de Oliveira

Resumo:

Este artigo analisa a concepção educacional de Martha Nussbaum no contexto da Teoria das Capacidades e de uma crise na educação. Para isso, é apresentada a sua teoria de desenvolvimento humano baseada nas capacidades. Em seguida se identifica as características dessa crise educacional que se manifesta, principalmente, numa ameaça à democracia e aos seus valores. A partir disso, o artigo analisa como e por que as disciplinas de humanidades propiciam o desenvolvimento de habilidades e valores condizentes com essas capacidades humanas e com a prática da cidadania numa democracia pluralista. As três habilidades são a ética-pedagógica socrática, a concepção de cidadania numa perspectiva global e a imaginação narrativa. Cada uma delas é analisada criticamente neste artigo em sua importância para a sustentação da democracia e seus valores éticos e políticos.

Abstract:

This article analyzes Martha Nussbaum's educational conception in the context of the Capabilities Approach and in a crisis in education. For this, is presented her theory of human development based on capabilities. Then the characteristics of this crisis are identified, which manifests itself mainly in a threat to democracy and its values. Then, the article analyzes how and why the humanities disciplines propitiate the development of abilities and values consistent with these human capacities, as well as with the practice of citizenship in a pluralist democracy. The three abilities are Socratic pedagogical ethics, the concepto of citizenship in a global perspective and narrative imagination. Each of them is critically analyzed in this article on its importance for sustaining democracy and its ethical and political values.

ISSN: 1984-8900

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/11359

Palavras-Chave: Teoria das Capacidades. Ética. Educação. Democracia.

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