A HOMOLOGIA ENTRE O PENSAMENTO DO INTELECTO E OS INTELIGÍVEIS: A ABORDAGEM DE PLOTINO NO TRATADO V.3[49] E UM DIÁLOGO POSSÍVEL COM EMPÉDOCLES DE AGRIGENTO

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 12 n. 33 (2020) • Revista Kínesis

Autor: Robert Brenner Barreto da Silva

Resumo:

Em seu tratado sobre a hipóstase cognitiva (V.3), Plotino tem por objeto de investigação a fundamentação do autoconhecimento do Intelecto (Nous) como garantia da empresa ontoepistemológica. No capítulo inaugural, ele retoma uma discussão proposta por Sexto Empírico segundo a qual o autoconhecimento não seria possível se este ocorrer por uma parte que conhece outra. Assim, a natureza daquele que conhece deve ser a mesma daquele que é conhecido para que se viabilize o autopensamento. A mesmidade de ser e pensar – expressa nesse pressuposto – é um legado de Parmênides a Plotino, o que é amplamente reconhecido. A elaboração homológica que vincula o Intelecto aos Inteligíveis parece ser o caminho perseguido por Plotino para lidar com a problemática do autoconhecimento. Não se costuma enfatizar, entretanto, o possível diálogo dessa articulação homológica de Plotino com Empédocles. Segundo Oosthout (1995), Gollnick (2005) e outros estudos, ela pode estar associada à concepção de Empédocles concernente à percepção (DK 31. fr. B109). O intento desse trabalho é argumentar em favor da relevância da homologia no contexto noético de Plotino e apontar uma linha de raciocínio segundo a qual Empédocles teria exercido influência no que se refere ao desenvolvimento do supracitado recurso.

Abstract:

In his treatise on cognitive hypostasis (V.3), Plotinus object of investigation is to ground the intellect's self-knowledge (Nous) as a guarantee to the ontoepistemological enterprise. In the first chapter, he returns to the discussion proposed by Sextus Empiricus according to which self-knowledge would not be possible if it would guide by a part that knows another part. Thus, the nature of the one who knows must be the same as the one who is known for self-thinking to become viable. The identity of being and thinking - expressed in this assumption - is a legacy of Parmenides to Plotinus, what is recognized for many scholars. The homological elaboration that links the Intellect to the Intelligible seems to be the path pursued by Plotinus to deal with the problem of self-knowledge. However, it is not usual to emphasize the possible dialogue between Plotinus’s homological articulation and that of Empedocles. For Oosthout (1995), Gollnick (2005) and for other interpreters, this articulation could be associated to Empedocles' conception regarding perception (DK 31. fr. B109). The purpose of this work is to argue in favor of the homology’s relevance in Plotinus’s noetic thought and to show a line of reasoning according to which Empedocles would have influenced the way Plotinus developed the aforementioned idea.

ISSN: 1984-8900

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/11360

Palavras-Chave: Homologia, Intelecto, Plotino, Percepção, Empédocles.

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