ARENDT CONTRA HAYEK: ORDEM ESPONTÂNEA, HISTÓRIA E POLÍTICA

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 12 n. 32 (2020): Filosofia Política e do Direito • Revista Kínesis

Autor: Fabrício Fonseca Machado

Resumo:

Tendo como fio condutor a questão geral da liberdade, no presente artigo é elaborada uma breve reflexão sobre os conceitos de ordem espontânea, História e política. Segundo Friedrich Hayek (1899-1992), na obra Direito, legislação e liberdade (1973), existem dois tipos de ordem: uma delas criada pela mente humana (taxis) e outra que se realiza espontaneamente (kosmos). A ordem taxis relaciona-se a uma perspectiva racional-construtivista e é característica de uma economia planificada ou dirigida, ao passo que a ordem espontânea conecta-se a uma compreensão evolucionista e corresponde a uma ordenação liberal de mercado. A partir dessas bases, Hayek elaborou uma teoria abarcante sobre os princípios liberais de economia e justiça, quese tornou um dos estandartesdo liberalismo na contemporaneidade. Nessa conjuntura, a indagação aqui proposta procura compreender se a existência de uma ordem espontânea, natural, não acaba interferindo nas possibilidades humanas de transformaçãoda realidade histórica e política. Um tal tipo de ordem, em última análise, não conduziria a sociedade derradeiramente para o fim da História, para a apatia e o conformismo? Nessa discussão sobre ordem espontânea, História e política, o conceito de liberdade irá desempenhar um papel preponderante. O pensamento político de Hannah Arendttambém oferecerávaliosos subsídios interlocutórios para a consecução do intento proposto.

Abstract:

Taking as a guiding thread the general question of freedom, this article presents a brief reflection on the concepts of spontaneous order, history, and politics. According to Friedrich Hayek (1899-1992), in Law, legislation and liberty (1973), there are two kinds of order: one of them created by the human mind (taxis) and another that takes place spontaneously (kosmos). The taxis order is related to a rational-constructivist perspective and is characteristic of a planned or directed economy, whereas the spontaneous order connects itself to an evolutionary understanding and corresponds to a liberal market ordination. From these bases, Hayek elaborated a narrow theory about the liberal principles of economy and justice, which became one of the standards of liberalism in contemporaneity. At this juncture, the question proposed here seeks to understand whether the existence of a spontaneous, natural order does not end up interfering with the human possibilities of transformation historical and political reality. Wouldn’t such an order ultimately lead society to the end of history and leave it to apathy and conformism? In this discussion of spontaneous order, history, and politics, the concept of freedom will play a major role. Hannah Arendt’s political thinking will also offer valuable interlocutory support for achieving the proposed intent.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2020.v12n32.p128-149

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/10646

Palavras-Chave: Ordem espontânea, Friedrich Hayek, Liberdade, História, Política, Hannah Arendt

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