A FORÇA TRANSFORMADORA DA NARRATIVA EM PAUL RICOEUR: ENFRENTAMENTO DO ?ANALFABETISMO? EXISTENCIAL-CULTURAL

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 12 n. 31 (2020) • Revista Kínesis

Autor: Marcius Tadeu Maciel Nahur; Jefferson da Silva

Resumo:

O presente artigo busca discutir a questão da narrativa no pensamento de Paul Ricoeur (1913-2005) e seu poder transformador na identidade de um sujeito e, consequentemente, da cultura em que habita. Procurando refletir a respeito das narrativas, capazes de compor, de forma significativa, elementos heterogêneos das ações dos homens e da cultura, é possível acompanhar como tais elementos podem colaborar para a transformação de uma sociedade. É incentivando a reflexão e a leitura que se pretende realizar um movimento contrário a certo analfabetismo existencial-cultural. As artes, as grandes obras literárias e o estímulo do desenvolvimento cultural parecem, cada vez mais, distantes de uma sociedade que vem da dando prioridade para o tecnicismo e as informações desencontradas. As obras encontram-se aí para serem apreendidas, lidas e relidas, para uma possível transformação cultural, mas é necessário um empenho de todos nessa transformação, e é o que se propõe refletir com esse trabalho, baseando-se em pesquisa bibliográficas, na argumentação e na reflexão.

Abstract:

This article discusses the question of narrative in Paul Ricoeur's thought (1913-2005) and its transforming power in the identity of a subject and, consequently, of the culture in which he lives. Seeking to reflect on narratives, capable of meaningfully composing heterogeneous elements of men's actions and culture, it is possible to follow how such elements can contribute to the transformation of a society. It is by encouraging reflection and reading that a movement that is contrary to certain existential-cultural illiteracy is intended. The arts, the great literary works and the stimulation of cultural development seem increasingly distant from a society that comes from giving priority to technicalism and mismatched information. The works are there to be apprehended, read and reread, for a possible cultural transformation, but it is necessary a commitment of all in this transformation, and it is what is proposed to reflect with this work, based on bibliographical research, on the argumentation and in the reflection.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2020.v12n31.p55-76

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/10616

Palavras-Chave: Narrativa, Ação, Identidade, Educação, Cultura

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions