FILOSOFIA DA MEMÓRIA: PROBLEMAS E DEBATES ACERCA DA MEMÓRIA EPISÓDICA

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 12 n. 31 (2020) • Revista Kínesis

Autor: Glaupy Fontana Ribas

Resumo:

O presente artigo busca situar o leitor em alguns dos debates atuais acerca da memória episódica no âmbito da filosofia da memória. A memória episódica consiste na capacidade de lembrar daquilo que o sujeito vivenciou ao longo de sua vida. Um dos maiores problemas em filosofia da memória é estabelecer o que é uma memória episódica, e distingui-la de outros estados mentais, como a imaginação. As principais teorias que visam resolver tal problema são a Teoria Causal da Memória e a Teoria Simulacionista da Memória. Causalistas insistem que deve haver um vínculo causal entre uma experiência vivida pelo sujeito no passado e a memória dessa experiência. Simulacionistas, em contrapartida, sustentam que tal vínculo causal não é necessário, pois uma memória é o resultado de um processo de simulação que combina elementos de várias memórias para formar um cenário que representa a experiência passada. Outro debate em filosofia da memória trata dos objetos da memória episódica, nele busca-se descobrir com o quê entramos em contato quando lembramos de um evento passado. Nesse debate as posições filosóficas mais defendidas são o Realismo Indireto e o Realismo Direto; o primeiro afirma que entramos em contato com representações do evento passado, já o último sustenta que entramos em contato diretamente com o evento passado. Esse artigo apresenta também teorias da psicologia sobre consolidação de memórias episódicas e a teoria da Mental Time Travel, afim de embasar o leitor, respectivamente, acerca dos mecanismos formadores da memória e do debate sobre a função da memória episódica.

Abstract:

This article aims to provide the reader with some of the debates regarding episodic memory in the field of philosophy of memory. Episodic memory is the capacity to remember the episodes one experienced in her personal past. One of the main challenges faced by philosophers is establish what an episodic memory is and to draw a distinction between episodic memory and other mental states, mainly imagination, and The Causal Theory of Memory and The Simulation Theory of Memory are both currently trying to solve this problem. Causalists maintain that there must be a causal connection between the past experience and the present memory that represents that experience. Simulationists, on the other hand, argue that this causal connection is not necessary, since any given memory is the output of a simulation process that binds together elements of several memories in order to create a representation of that given memory. Another relevant debate in philosophy of memory is the debate over the objects of episodic memory, in which philosophers ask what one aware of when one remembers a past event. Direct realists say that we are aware of the past event itself, and indirect realists say that we aware of the mental representation of the past event. This article also introduces the topics of memory consolidation and Mental Time Travel, in order to give the reader some background information about the debate on the mechanisms and function of episodic memory.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2020.v12n31.p77-106

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/10617

Palavras-Chave: Teoria causal da memória, Teoria simulacionista da memória, Realismo direto, Realismo indireto, Traços de memória, Mental Time Travel

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions