A ESTÉTICA PLATÔNICA E O CONCEITO DE DISPOSITIVO: UMA AMIZADE PROFANA

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 12 n. 31 (2020) • Revista Kínesis

Autor: Gabriela de Andrade Rodrigues

Resumo:

Na presente pesquisa, persegue-se uma possível conceituação estética por diversos textos do filósofo grego Platão, partindo da proposta de análise de autores brasileiros como Ariano Suassuna e Rodrigo Duarte. Tendo em vista a polêmica que gira em torno do filósofo grego em relação ao tratamento dispensado à poética no livro A República, – polêmica ressaltada pelo recorte realizado por Rodrigo Duarte em sua coletânea –, optou-se por demonstrar, também, as análises que criticam a influência platônica sobre a estética. Nessa seara, parte-se do clássico de Friedrich Nietzsche, perpassando pela interpretação incisiva de Christopher Janaway. Após tais análises, conclui-se que as críticas destinadas ao pensamento estético de Platão se fundamentam em análises descontextualizadas e resolve-se as possíveis inconsistências interpretativas com a análise contextual de Rupert C. Lodge, que defende a influência de quatro escolas para a teoria platônica da arte: o hilozoísmo, os pitagóricos, os sofistas e a escola eleática. Por fim, intenta-se relacionar a concepção estética de Platão com o conceito de dispositivo de Agamben, em que se retoma uma necessidade ontológica para a Arte. Este trabalho pretende investigar o que há de comum entre as duas proposições teóricas supracitadas. O dispositivo de Agamben talvez explique a posição receosa de Platão em relação à arte, pois consiste num sistema que impede a busca pelo conhecimento da Verdade e confina o saber humano em pensamentos superficiais.

Abstract:

In this research, a possible aesthetic concept is pursued by several texts by the Greek philosopher Plato, based on the proposal of analysis of brazilian authors such as Ariano Suassuna and Rodrigo Duarte. In view of the controversy surrounding the Greek philosopher in relation to the treatment given to poetics in the book The Republic, - a controversy highlighted by the cut made by Rodrigo Duarte in his collection -, it was decided to also demonstrate the analyzes that criticize the platonic influence on aesthetics. In this area, we start from the classic by Friedrich Nietzsche, going through the incisive interpretation of Christopher Janaway. After such analyzes, it is concluded that the criticisms aimed at Plato's aesthetic thought are based on decontextualized analyzes and the possible interpretive inconsistencies are resolved with the contextual analysis of Rupert C. Lodge, who defends the influence of four schools for Platonic theory of art: hilozoism, the Pythagoreans, the sophists and the eleatic school. Finally, we intend to relate Plato's aesthetic conception to Agamben's concept of apparatus, in which an ontological need for Art is resumed. This paper aims to investigate what is common between the two theoretical propositions mentioned above. Agamben's apparatus may explain Plato's fearful position in relation to art, as it consists of a system that prevents the search for the knowledge of Truth and confines human knowledge to superficial thoughts.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2020.v12n31.p107-132

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/10618

Palavras-Chave: Estética, Platão, Dispositivo, Agamben, Ontologia contemporânea

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