UMA ANÁLISE LATOURIANA DO CONCEITO DE CONHECIMENTO ANTERIOR E SEU EMPREGO NO REALISMO CIENTÍFICO
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 12 n. 31 (2020) • Revista Kínesis
Autor: Gabriel Chiarotti Sardi
Resumo:
A necessidade de uma análise do conceito de Conhecimento Anterior se torna evidente quando, ao adentrarmos no debate do Realismo Científico (mais precisamente na discussão acerca dos limites da Inferência da Melhor Explicação), alguns filósofos passam a utilizá-lo sem fornecer uma definição adequada que possibilite vislumbrar o alcance epistemológico de tal categoria. Portanto, o presente artigo busca trazer um estudo acerca do conceito de conhecimento anterior com base na obra do filósofo e sociólogo francês, Bruno Latour. O autor nos apresenta, em sua obra Ciência em Ação (1987), estruturas que buscam elucidar o processo de desenvolvimento da dinâmica científica, levando em consideração tanto os aspectos epistemológicos, quanto os aspectos sociais envolvidos. A partir de uma análise de tais estruturas e do emprego delas em um episódio da história da ciência (a consolidação da dupla-hélice de DNA), oferecemos uma definição do conceito de conhecimento anterior que se propõe a indicar os limites da justificação do realismo científico com base no uso dessa noção conceitual. Oferecemos, além disso, uma sistematização conceitual da supracitada obra latouriana.
Abstract:
The need for an analysis of the concept Background Knowledge becomes evident when we enter the Scientific Realism debate (more precisely, when we enter the discussion about the limits of the Inference to the Best Explanation), where some philosophers start to use it without providing a proper definition that would allow us to see the epistemological reach of such category. Therefore, this article seeks to bring a research about the Background Knowledge concept, based on the work of the French sociologist and philosopher Bruno Latour. The author presents, in his work Science in Action (1987), structures that seek to elucidate the process of development of scientific dynamics, taking into account epistemological and social aspects. Based on an analysis of these structures and their use in an episode in the history of science (the consolidation of DNA’s double helix), we propose a definition of the concept of Background Knowledge that aims to indicate the limits of Scientific Realism justification which is, on the other hand, based on the use of this conceptual notion. We also offer a conceptual systematization of the above-mentioned Latourian work.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2020.v12n31.p133-151
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/10619
Palavras-Chave: Socioconstrutivismo, Realismo/Antirrealismo Científicos, Bruno Latour, Inferência da Melhor Explicação, Conhecimento Anterior
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions