A QUESTÃO DA METAFÍSICA COMO TEMA NO PENSAMENTO DE KANT: BREVES CONSIDERAÇÕES

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 12 n. 31 (2020) • Revista Kínesis

Autor: Francisco Antonio de Vasconcelos

Resumo:

O objetivo do presente ensaio é modesto. Com ele queremos apenas destacar alguns pontos, segundo nós importantes, referentes à discussão da qual participaram vários filósofos do século XX a respeito do problema da metafísica na filosofia kantiana. Deve-se tomar Kant como o responsável pela destruição da metafísica? Ou, ao contrário, ele deve ser considerado um pensador metafísico por excelência? Na intenção de encontrar clareza para o enfrentamento dessas questões, o diálogo com autores como Henri Bergson, Ernst Wundt, Martin Heidegger e Ernst Cassirer é algo inevitável para quem tem interesse pela temática.

Abstract:

The purpose of this essay is modest. With it we just want to highlight some points, according to us important, concerning the discussion in which several philosophers of the twentieth century participated about the problem of metaphysics in Kantian philosophy. Should Kant be held responsible for the destruction of metaphysics? Or, on the contrary, should he be considered a metaphysical thinker par excellence? In order to find clarity in the confrontation of these issues, the dialogue with authors such as Henri Bergson, Ernst Wundt, Martin Heidegger and Ernst Cassirer is inevitable for those interested in the subject.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2020.v12n31.p282-294

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/10627

Palavras-Chave: Metafísica, Kant, Contra a Metafísica, Neokantismo

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions