RELIGIÃO E DEMOCRACIA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE ALEXIS DE TOCQUEVILLE

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 12 n. 31 (2020) • Revista Kínesis

Autor: Eduardo Emanuel Ferreira Leal

Resumo:

O presente trabalho tem como objetivo precípuo fazer um estudo a partir do pensamento de Alexis de Tocqueville (1805-1859) acerca da democracia moderna, bem como compreender o papel social que o autor dá a religião dentro do regime democrático. Com olhar penetrante e muitas vezes profético, Tocqueville analisa o ethos do regime democrático, calcado nas ideias complementares de igualdade social e liberdade política. Como consequência de tal análise, Tocqueville percebe os vícios inerentes ao Estado democrático, como o individualismo, o materialismo e a apatia político-social. A partir de tais constatações, em primeiro momento, discutirei baseado no pensamento tocquevilliano as causas e quais são os vícios inerentes ao Estado democrático e, posteriormente, discutirei em que medida a religião pode ser uma grande aliada, dentro de um contexto que privilegia a igualdade, no que tange a defesa da própria democracia, a fim de abrandar seus problemas inerentes, tornando-a um regime moderado pela consagração da liberdade.

Abstract:

Le présent ouvrage a pour objectif de réaliser une étude basée sur la pensée d’Alexis de Tocqueville (1805-1859) sur la démocratie moderne, ainsi que sur la compréhension du rôle social que l’auteur attribue à la religion dans le régime démocratique. Avec un regard pénétrant et souvent prophétique, Tocqueville analyse l’éthique de la démocratie moderne, en s’appuyant sur les idées complémentaires d’égalité sociale et de liberté politique. À partir de cette analyse Tocqueville perçoit les vices inhérents à l’État démocratique, tels que l’individualisme, le matérialisme et l’apathie politico-sociale. Sur la base de ces résultats, je discuterai d’abord de la pensée tocquevillienne des causes et des vices inhérents à l’état démocratique, puis de la mesure dans laquelle la religion peut être un grand allié dans un contexte favorable l'égalité, en ce qui concerne la défense de la démocratie elle-même, afin d'atténuer ses problèmes inhérents,faisant le régime modéré par la consécration de la liberté.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2020.v12n31.p295-311

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/10628

Palavras-Chave: Filosofia Moderna, Tocqueville, Democracia, Religião, Liberdade

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions