ÉTICA E MODOS DE LER O TRACTATUS DE WITTGENSTEIN

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 12 n. 31 (2020) • Revista Kínesis

Autor: Matheus Colares do Nascimento

Resumo:

O objetivo deste artigo é discutir algumas implicações que as leituras tradicional e resoluta têm para a compreensão do lugar da ética no Tractatus logico-philosophicus (TLP). A leitura tradicional afirma que Wittgenstein postula a existência de verdades necessárias que não podem ser ditas, apenas mostradas. A leitura resoluta rejeita essa atribuição. Ela sustenta uma concepção austera de contrassenso, segundo a qual nada de realmente importante é mostrado. A questão de saber o que é contrassenso e o que só pode ser mostrado surge naturalmente nesse debate. Os dois pontos estão intimamente relacionados com a concepção de ética sustentada no TLP. Nesse contexto, tentaremos afirmar que ambas as leituras parecem levar a implicações incompatíveis com essa concepção. A leitura tradicional ao introduzir uma ideia de necessidade alheia ao TLP e a leitura resoluta, ao apagar a distinção entre dizer e mostrar.

Abstract:

This paper’s aim is to discuss some implications of traditional and resolute readings for the conception of ethics held in Wittgenstein’s Tractatus logico-philosophicus (TLP). The traditional reading argues that Wittgenstein postulates the existence of necessary ineffable truths that can only be shown. The so-called resolute reading rejects this affirmation. This reading holds that Wittgenstein presents an austere view of nonsense, according to which there is nothing important to be shown, such as ineffable truths. The problem of what is considered nonsense and what can be shown arises naturally for the tractarian conception of ethics as well. Bearing this in mind, we shall demonstrate that the main assumptions of both readings regarding these points bear controversial implications to the tractarian conception of ethics. For the traditional reading introduces a conception of necessity alien to the book and the resolute reading diminishes the importance of the cardinal distinction between saying and showing.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2020.v12n31.p383-408

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/10633

Palavras-Chave: Wittgenstein, Ética, Leitura tradicional, Leitura resoluta, Dizer e mostrar

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