SOFRIMENTO COMO CONSEQUÊNCIA PRIMÁRIA DO VIVER: APONTAMENTOS SOBRE O PESSIMISMO DE SCHOPENHAUER A PARTIR DE MASLOW
Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 11 n. 30 (2019) • Revista Kínesis
Autor: Jonas Muriel Backendorf
Resumo:
Este artigo apresenta aportes introdutórios de uma discussão em desenvolvimento sobre a tese pessimista de Schopenhauer segundo a qual a vida humana é essencialmente sofrimento e dor. A essa tese são contrapostos os argumentos otimistas de Maslow, para quem a vida carrega, também em sua essência, um potencial de realização e gozo genuínos, que não são, portanto, meramente subprodutos esporádicos do silenciamento daquela substancialidade trágica. A ênfase da divergência que procuro realçar entre as teses dos autores reside sobretudo no modo como conceitos como querer, desejo e carência são interpretados, de modo que o presente debate toma esses conceitos como fios condutores.
Abstract:
This article presents an introductory discussion of Schopenhauer's pessimistic thesis according to which human life is essentially suffering and pain. Maslow's optimistic arguments are opposed to this thesis, in pointing that life carries, in its essence, a genuine potential for achievement and enjoyment, which are therefore not merely sporadic byproducts of silencing that tragic substantiality. The emphasis of the divergence between the theses of the authors lies mainly in the way the concepts like willingness, desire and need are interpreted, so that the debate takes these concepts as conducting threads.
ISSN: 1984-8900
DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2019.v11.n30.05.p62
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/9629
Palavras-Chave: Pessimismo, Otimismo, Schopenhauer, Maslow
Revista Kínesis
Foco e Escopo
A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.
Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.
Apoio Institucional
Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.
Avaliação Qualis CAPES
Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.
Periodicidade e Fluxo de Submissão
A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados.
Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions