FILOSOFIA DA ARTE E TEORIA ESTÉTICA: UM DEBATE ENTRE HEGEL E KANT

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 11 n. 29 (2019): Edição Especial - Estética e Filosofia da Arte • Revista Kínesis

Autor: Carolina Miranda Sena

Resumo:

O objetivo é propor uma conversa entre Kant e Hegel a partir da “Dedução histórica do verdadeiro conceito da arte” e da “A filosofia kantiana”, partes da “Introdução” do primeiro volume dos Cursos de estética de Hegel, nas quais o filósofo apresenta suas concordâncias e divergências em relação à teoria estética de Kant para, posteriormente, compreender as razões pelas quais Kant não pôde efetivar a unidade entre sensível e inteligível. Portanto, para compreensão das diferentes fundamentações a partir das quais os filósofos desenvolvem a investigação sobre a beleza, nosso ponto de partida é a distinção entre a filosofia da arte de Hegel e a e teoria estética kantiana.

Abstract:

The aim is to propose a conversation between Kant and Hegel from the "Historical deduction of the true concept of art" and "The Kantian philosophy", parts of the "Introduction" of the first volume of Hegel's Aesthetics, in which the philosopher presents their agreement and disagreement with Kant's aesthetic theory, and then to understand the reasons why Kant could not effect the unity between sensible and intelligible. Therefore, in order to understand the different foundations from which philosophers develop research into beauty, our starting point is the distinction between Hegel's philosophy of art and Kant's aesthetic theory.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2019.v11.n29.02.p1

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/9325

Palavras-Chave: Kant, Hegel, Estética, Filosofia da Arte

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions