NIETZSCHE E A PELEJA POR UMA VERDADE ARTÍSTICA

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 11 n. 29 (2019): Edição Especial - Estética e Filosofia da Arte • Revista Kínesis

Autor: Rafael Alvarenga Gomes

Resumo:

Esse artigo pretende investigar como o filósofo F. Nietzsche se lançou em defesa de um saber trágico, exaltando uma verdade artística em contraposição a uma verdade científica. Como pano de fundo para essa tarefa aparecerá a arte trágica dos gregos e como flor terminal a crítica nietzschiana ao estabelecimento da verdade como uma consequência moral. Por isso, há uma explicação para a junção das duas pulsões dionisíaca e apolínea na arte grega da tragédia e outra para sua separação através do consciente indivíduo socrático, neste caso, puramente apolíneo.

Abstract:

This article intends to investigate how the philosopher F. Nietzsche launched in defense of a tragic knowledge, extolling an artistic truth in opposition to a scientific truth. As a backdrop for this task will appear the tragic art of the Greeks and as terminal flower the Nietzschean criticism to the establishment of truth as a moral consequence. Hence, there is an explanation for the joining of the two Dionysian and Apollonian drives in the Greek art of tragedy and another for their separation through the conscious Socratic individual, in this case purely Apollonian.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2019.v11.n29.05.p43

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/9328

Palavras-Chave: Verdade, Arte, Tragédia.

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions