A IMPORTÂNCIA DO SOM E DO OUVIR EM NIETZSCHE E LEVINAS

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 11 n. 29 (2019): Edição Especial - Estética e Filosofia da Arte • Revista Kínesis

Autor: Romulo Alessandro Ribeiro

Resumo:

O presente trabalho visa explorar a dimensão do som e do ouvir na perspectiva de dois filósofos cujo pensamento é tão original quanto distante um do outro. Num primeiro momento buscamos estabelecer a importância do som e da audição em Nietzsche através dos conceitos de apolíneo e dionisíaco situados no cerne do problema estético da tragédia grega apontando também resquícios dessa dinâmica em obra posterior, especificamente, “A gaia ciência”. Num segundo momento, exploraremos o tema no pensamento de Levinas articulando as noções de som e audição com sua proposta ética salientando como o ouvir o apelo do Outro é condição para o acolhimento da alteridade.

Abstract:

The presente work aims to exploit the dimension of sound and listening in the perspective of two philosophers whose thought is as original as it distant from each other. At first, we sought to establish the importance of sound and hearing in Nietzsche through the concepts of Apollinian and Dionysian situated at the heart of the aesthetic problem of Greek tragedy, also pointing out remnants of this dynamics in llateer work, specifically “The Gaia Science”. In a second moment, we will explore the theme in Levinas’s thought by embodying the notions of sound and hearing with his ethical proposal, emphasizing how listening to the Other’s call is a condition for the reception of otherness.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2019.v11.n29.06.p58

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/9329

Palavras-Chave: Nietzsche, Levinas, Apolíneo, Dionisíaco, Obra, Som, Ouvir

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions