GÊNERO NAS AULAS DE FILOSOFIA DO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 11 n. 28 (2019) • Revista Kínesis

Autor: Alice de Barros Gabriel

Resumo:

O presente artigo busca investigar como a temática de gênero pode ser inserida em um currículo em Filosofia, como parte de uma política pública de combate a violência contra mulheres. Seguindo os passos de Clarissa Castro (2016), analisou-se a mais recente edição de um livro didático popular, Filosofando: Introdução à Filosofia, escrito por Maria Lúcia Aranha e Maria Helena Martins e que constou no Plano Nacional do Livro Didático na última década. Seguindo o diagnóstico de Castro, percebe-se uma desproporção muito grande entre autores e autoras e as questões de gênero são tratadas como não filosóficas. O texto termina apontando a necessidade de produção de materiais didáticos complementares para auxiliar o(a) professor(a) a abordar o assunto em sala de aula.

Abstract:

The present paper seeks to investigate how gender issues could be part of a curriculum in Philosophy as public policy to fight violence against women. Following the steps of Clarissa Castro (2016), this research analyzes a recent edition of Filosofando: Introdução à Filosofia, by Maria Lúcia Aranha e Maria Helena Martins – a textbook t widely used in schools and that has been part of PNLD (brazilian national textbook program) in the past decade. Following Castro's diagnosis, one perceives a great disproportion between male and female authors. Also in a qualitative analysis, one can note that gender issues are treated as a nonphilosophical subject in the textbook. The text ends by pointing out the need to produce supplementary didactic materials to help teachers approach the subject in their lessons.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2019.v11.n28.02.p1

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/9128

Palavras-Chave: Ensino de filosofia, Gênero, Livro didático, Pedagogias feministas

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions