A DISCUSSÃO SOBRE A DEMOCRACIA A PARTIR DE ERIC WEIL

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 11 n. 28 (2019) • Revista Kínesis

Autor: Daniel Benevides Soares

Resumo:

O tema da democracia resultou em considerações e propostas realistas, de democracia como método ou desenvolvimento. Para Weil, a democracia moderna é dotada de características que a diferenciam da sua concepção clássica. Conforme se passa de uma concepção democrática para outra, o que se espera do cidadão muda, bem como o modo como essa cidadania é encarada. Apresentando as características da democracia enquanto regime político moderno, busca-se nessa proposta de trabalho discutir brevemente algumas considerações weilianas a respeito do tema democrático. Nosso trabalho divide-se em três momentos. No primeiro, é discutido qual sistema de governo é compatível com a democracia. Em seguida, apresentamos alguns traços da democracia contemporânea. É discutida também a diferença entre a democracia antiga e moderna para Weil. Finalmente, levantamos algumas limitações e obstáculos para a democracia conforme nos apresenta Weil.

Abstract:

The theme of democracy has resulted in realistic considerations and proposals, of democracy as a method or development. For Weil, modern democracy is endowed with characteristics that differentiate it from its classical conception. As one goes from one democratic conception to another, what is expected of the citizen changes, as well as how this citizenship is viewed. Presenting the characteristics of democracy as a modern political regime, this paper seeks to briefly discuss some weilian considerations regarding the democratic theme. Our paper is divided into three moments. In the first, it is discussed which system of government is compatible with democracy. Next, we present some features of contemporary democracy. Also discussed is the difference between ancient and modern democracy for Weil. Finally, we raise some limitations and obstacles to democracy as Weil presents us.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2019.v11.n28.05.p57

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/9132

Palavras-Chave: Eric Weil, Democracia, Estado, Violência, Razão

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions