O PREJUÍZO DA SEMIFORMAÇÃO E O COMPROMETIMENTO DA EXPERIÊNCIA FORMATIVA

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 11 n. 28 (2019) • Revista Kínesis

Autor: Gabriel Lujan Pereira

Resumo:

Este artigo aborda o processo que orientou o conceito de formação (Bildung) inserido no contexto do idealismo alemão, sobretudo na figura do filósofo Kant, que através de sua filosofia educacional contribuiu para consolidar o sentido de formação cultural (Bildung) até desembocar no que na contemporaneidade é definido por Adorno como semiformação (Halbbildung). A esperança de uma sociedade livre e justa que os filósofos racionalistas do idealismo alemão almejaram, não se realizou, como bem nos mostra Adorno ao fazer a crítica da semiformação, desvelando as contradições imanentes ao progresso da razão, porque na ânsia de uma razão instrumental que a tudo visa dominar, na realidade promove a opressão e destruição da experiência formativa, num processo que articula progresso e regressão à barbárie. A educação permeada pelos interesses de uma adequação do sujeito a ordem vigente, representa uma danificação formativa que coloca em xeque a experiência dos indivíduos, condicionando-os a desarticular os aspectos subjetivos que possibilitam a efetivação do caráter emancipatório da formação baseada na crítica da semiformação.

Abstract:

This article approaches the process that guided the concept of formation (Bildung) inserted in the context of German idealism, especially in the figure of the philosopher Kant, who through his educational philosophy contributed to consolidate the sense of cultural formation (Bildung) which in contemporary times is defined by Adorno as semiformation (Halbbildung). The hope of a free and fair society which the rationalist philosophers of German idealism sought did not come true, as Adorno shows us in making the critique of semiformation, revealing the immanent contradictions to the progress of reason, because in the eagerness of an instrumental reason everything aims at dominating, in fact it promotes the oppression and destruction of the formative experience, in a process that articulates progress and regression to barbarism. Education permeated by the interests of an adequacy of the subject to the current order represents a formative damage that puts the experience of individuals in check, conditioning them to disarticulate the subjective aspects that make possible the realization of the emancipatory character of the formation based on the criticism of the semiformation.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2019.v11.n28.07.p97

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/9134

Palavras-Chave: Teoria Crítica, Semiformação, Experiência

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions