A INFLUÊNCIA DO ESTOICISMO NA FILOSOFIA DE FOUCAULT

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 11 n. 28 (2019) • Revista Kínesis

Autor: Kleys Jesuvina dos Santos

Resumo:

Este trabalho possui o objetivo de apresentar a ressonância da influência estóica no pensamento de Foucault. Reconhecendo a impossibilidade de se apresentar em um único artigo como tal influência se delineia de modo integral na obra foucaultiana, o escopo temático da presente pesquisa se estrutura mediante a análise de como o estoicismo, especialmente o de Sêneca e o de Epicteto, fornece fundamento para Foucault trabalhar, nas aulas 03 e 10 de março do curso de 1982, presentes na obra "A Hermenêutica do Sujeito" (2004), a relação entre duas figuras importantes a respeito da aproximação, do vínculo entre sujeito e verdade, quais sejam: o mestre e o discípulo. Considerando que o papel do primeiro seria o de comunicar o discurso verdadeiro e que o papel do segundo seria o de receber tal discurso, buscaremos apresentar, por um lado, a maneira como a comunicação do discurso verdadeiro deveria ser aplicada pelo mestre e, por outro, o modo como a escuta do discurso verdadeiro deveria ser aplicada pelo discípulo.

Abstract:

This work aims to present the resonance of stoic influence in Foucault's thinking. Recognizing the impossibility of presenting itself in a single article as such influence is fully delineated in Foucauld's work, the thematic scope of the present research is structured by analyzing how Stoicism, especially that of Seneca and Epictetus, provides a foundation for Foucault to work in classes 03 and 10 of March of 1982, present in the work The hermeneutics of the Subject (2004), the relation between two important figures regarding the approximation, of the bond between subject and truth, which are: the master and the disciple. Considering that the role of the first would be to communicate the true discourse and that the role of the second would be to receive such discourse, we will try to present, on the one hand, the way in which the communication of the true discourse should be applied by the master and, on the other hand, the way in which hearing of the true discourse should be applied by the disciple.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2019.v11.n28.12.p186

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/9140

Palavras-Chave: Foucault, Estoicismo, Discurso verdadeiro, Escuta

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions