AS NOÇÕES DE RETIDÃO DA VONTADE E DE JUSTIÇA NO DE VERITATE DE SANTO ANSELMO

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 11 n. 28 (2019) • Revista Kínesis

Autor: Sérgio Del'Arco Filho

Resumo:

O objetivo deste trabalho é tratar da noção de retidão da vontade no De veritate de Anselmo de Cantuária, bem como da íntima relação que existe entre retidão da vontade e a noção anselmiana de justiça. A obra De veritate tem o formato de diálogo entre mestre e discípulo e faz parte da chamada trilogia moral concernente ao estudo da Sagrada Escritura. Essa trilogia é formada pelos tratados De veritate, De libertate arbitrii e De casu diaboli. O primeiro tratado versa sobre alguns assuntos que serão determinantes para o seguimento dos outros dois diálogos, por exemplo, sobre a verdade, a retidão da vontade e sobre a justiça. Para tratarmos do objetivo deste artigo precisaremos abordar as noções de debere, retidão, retidão do pensamento, retidão da ação, então falaremos sobre a retidão da vontade e discorreremos detalhadamente sobre o capítulo XII do DV, que versa sobre a justiça.

Abstract:

This paper’s objective consists in dealing with the notion of rectitude of the will in De veritate of Anselm of Canterbury, as well as the close relation that exists between rectitude of the will and the anselmian notion of justice. The book De veritate is a dialogue between master and disciple and belongs to the so-called moral trilogy concerning the study of the Holy Scripture. This trilogy is composed of De veritate, De libertate arbitrii and De casu diaboli. The first treatise deals with some subjects that will be determinant for the subsequent dialogues, e.g. truth, rectitude of will and justice. In handling with this article’s objective, we need first to consider about the notions of debere, rectitude, rectitude of thought, rectitude of action; then we are going to deal with the relation of these two notions, viz.: rectitude of the will and justice.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2019.v11.n28.19.p304

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/9147

Palavras-Chave: Verdade, Retidão, Vontade, Justiça, Anselmo de Cantuária (1033-1109)

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions