SUJEITO, LIBERDADE E RESPONSABILIDADE EM NIETZSCHE: UMA REAVALIAÇÃO DO VALOR DOS VALORES

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 11 n. 28 (2019) • Revista Kínesis

Autor: Thaise Dias Alves

Resumo:

Este artigo tem como objetivo analisar como as concepções de sujeito, liberdade e responsabilidade são elencadas na obra Genealogia da Moral (1887), e de que maneira Nietzsche reconfigura essa discussão na modernidade. Para isso, apresentam-se duas abordagens: (1) que Nietzsche nega a liberdade, graças à impossibilidade de se ignorar os processos orgânicos por trás de todo e qualquer agente, (2) ao mesmo tempo em que levanta a possibilidade de encontrar uma liberdade fundamentada na genuína autonomia do homem criador nietzschiano, que aparecerá na obra sob a égide do “indivíduo soberano”. No primeiro momento, introduz-se a tese da Genealogia do Moral, que se compromete a reavaliar o valor dos valores que sustentam as concepções de sujeito, liberdade e responsabilidade na modernidade e os fenômenos morais e sua primazia. Na sequência, analisam-se as duas concepções de liberdade em Nietzsche, localizadas na primeira e segunda dissertação da Genealogia, além das concepções de culpa, má consciência e ascetismo. Por fim, busca-se apresentar como o filósofo não simplesmente inverte os polos da discussão acerca dos temas em questão, mas propõe uma saída que abrange o questionamento acerca do valor dos valores morais e da concepção de “indivíduo soberano”.

Abstract:

This article aims to analyze how the conceptions of subject, freedom and responsibility are related in the Genealogy of Morals (1887), and how Nietzsche reconfigures this discussion in Modernity. Therefore, two approaches are presented: (1) that Nietzsche denies freedom, due to the impossibility of ignoring the organic processes behind every kind of agent, (2) at the same time as it raises the possibility to search for a freedom grounded on the genuine autonomy of the Nietzschean creative man, which appears in the writings under the aegis of the “sovereign individual.” In the first moment, the thesis of Genealogy of Morals is introduced, which aims to reassess the value of values that support the conceptions of subject, freedom and responsibility in Modernity, also the moral phenomena and their primacy. In the sequence, the two conceptions of freedom in Nietzsche, located in the first and second dissertation of Genealogy, are analyzed, besides the conceptions of guilt, bad conscience and asceticism. Finally, we present how the philosopher does not simply reverse the discussion about the subjects in question, but points out to an exit that covers the questioning about the value of moral values and the concept of “sovereign individual.”

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2019.v11.n28.21.p337

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/9149

Palavras-Chave: Moral, Valor, Liberdade, Sujeito, Responsabilidade

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions