A HERMENÊUTICA CONTEMPORÂNEA: ENTRE TEXTO E VIDA

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 11 n. 27 (2019): Edição Especial - Hermenêutica e Literatura • Revista Kínesis

Autor: Leonardo Magalde Ferreira

Resumo:

O artigo tem por objetivo apresentar as principais características da estreita relaçãoentre hermenêutica e vida que surgiu no final do século XIX e se manteve até meados do século passado, culminando no deslocamento do elemento textual, outrora a característica hermenêutica mais evidente. Com base nestes postulados, indicaremos de que modo esta evolução ocorreu primeiramente numa vertente ainda epistemológica com base no pensamento de Friedrich Schleiermacher e Wilhelm Dilthey para, num segundo momento, abordá-la sob a ótica ontológica-existencial de Martin Heidegger e Hans-Georg Gadamer.

Abstract:

The paper aims to present the main characteristics of the close relationship between hermeneutics and life that emerged at the end of the 19th century and continued until the middle of the last century, culminating in the displacement of the textual element, once the most evident hermeneutic characteristic. On the basis of these postulates, we will indicate how this evolution first occurred in a still epistemological way based on the thinking of Friedrich Schleiermacher and Wilhelm Dilthey and, secondly, to approach it from the ontological-existential perspective of Martin Heidegger and Hans-Georg Gadamer .

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2019.v11.n27.07.p76

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/8922

Palavras-Chave: Hermenêutica, Texto, Existência, Cultura, Verdade

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions