OS PRESSUPOSTOS DA INTERPRETAÇÃO ORTODOXA DO LEVIATÃ

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 11 n. 26 (2019): Edição Especial - Ética e Filosofia Política • Revista Kínesis

Autor: Jairo Rivaldo da Silva

Resumo:

O objetivo do presente artigo é demonstrar como a interpretação ortodoxa do Leviatã se baseia em dois pressupostos básicos: 1) que Hobbes defendeu o egoísmo psicológico; 2) que Hobbes defendeu o egoísmo racional. Uma vez que esses pressupostos sejam identificados é possível perceber o seguinte padrão interpretativo nos principais comentadores da sua obra: o estado de natureza como um dilema do prisioneiro da teoria dos jogos; a obrigação política justificada pela razão prudencial; a irrelevância da religião para a teoria moral e política de Hobbes. A fim de demonstrar como a interpretação ortodoxa chegou a essas conclusões, esse artigo está dividido em duas partes. Na primeira parte, apresento os dois pressupostos principais, bem como a interpretação decorrente deles. Na última parte, tomo como exemplo a obra de David Gauthier, A Lógica do Leviatã, para demonstrar que os pressupostos da interpretação ortodoxa foram apresentados primeiramente ali.

Abstract:

The aim of this article is to demonstrate how Leviathan's orthodox interpretation is based on two basic presuppositions: 1) that Hobbes defended psychological egoism; 2) that Hobbes defended rational selfishness. Once these presuppositions are identified it is possible to perceive the following interpretative pattern in the main commentators of his work: the state of nature as a prisoner's dilemma of game theory; the political obligation justified by prudential reason; the irrelevance of religion to Hobbes's moral and political theory. In order to demonstrate how the orthodox interpretation reached these conclusions, this article is divided into two parts. In the first part, I present the two main presuppositions, as well as the interpretation resulting from them. In the last part, I take as an example the work of David Gauthier, The Logic of Leviathan, to demonstrate that the presuppositions of orthodox interpretation were first presented there.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2019.v11.n26.04.p37

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/8755

Palavras-Chave: Egoísmo, Pressupostos, Leviatã, Interpretação

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions