A COMPREENSÃO DO OUTRO ENQUANTO ABERTURA AO DIÁLOGO NA HERMENÊUTICA FILOSÓFICA DE H.-G. GADAMER

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 11 n. 26 (2019): Edição Especial - Ética e Filosofia Política • Revista Kínesis

Autor: José Wilson Rodrigues de Brito

Resumo:

O presente estudo tenciona uma discussão a respeito da dimensão ético-política a partir do pensamento de Hans-Georg Gadamer em sua hermenêutica filosófica. Esta reflexão se dá com base no problema relacionado à alteridade e solidariedade na perspectiva do diálogo. O estudo bibliográfico tem sua fundamentação básica nas obras "Verdade e Método" e seus escritos posteriores, a saber, "La Herencia de Europa" e "Elogio da Teoria". A hermenêutica da práxis gadameriana coloca a questão do respeito ao outro como algo essencial nos dias atuais para que se possa alcançar uma consciência de cidadania que perpasse o aspecto do diálogo como estratégia de compreensão do outro.

Abstract:

The present study intends a discussion about the ethical-political dimension from the thought of Hans-Georg Gadamer in his philosophical hermeneutics. This reflection is based on the problem related to otherness and solidarity in the perspective of dialogue. The bibliographic study has its basic foundation in the works Truth and Method and his later writings, namely, The Heritage of Europe and Praise of Theory. The hermeneutics of Gadamer praxis poses the question of respect for the other as something essential in the present day so that one can achieve a citizenship consciousness that goes beyond the aspect of dialogue as a strategy of understanding the other.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2019.v11.n26.05.p54

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/8756

Palavras-Chave: Abertura ao outro, Compreensão, Diálogo, Gadamer, Hermenêutica

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions