A RECIPIÊNCIA E OUTRAS FUNÇÕES DOS OBJETOS DO CONHECIMENTO

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 10 n. 25 (2018) • Revista Kínesis

Autor: Wellington Amâncio da Silva

Resumo:

No ensaio “A Transição da Coisa ao Objeto” quisemos traçar uma vereda gnosiológica de ligação entre o horizonte noumênico e o horizonte fenomênico a partir da tentativa de precisar as analogias e diferenciações entre a “coisa-em-si”, a “coisa” e o “objeto”, como elementos próprio do percurso do conhecimento, e tendo a noção de representação como um dos fundamentos conceituais. No presente ensaio tratamos das condições e possibilidade de um objeto conter sentidos para além da sua função de significante. Para isso ampliamos o conceito de recipiência, em seus sentidos conotativo e denotativo, apresentando-o por meio de uma figuração mais concreta e visual que ultrapassa a ideia de signo, devido à condição comum de recipiência de um objeto, para além da sua condição de marco e ou de significante de alguma coisa, de objetos outros e de fatos diversos. Tais questões foram refletidas experimentalmente a partir da Epistemologia Metafórica de Feliciano de Mira (2013).

Abstract:

In the essay “The Transition from Thing to Object” we wanted to trace a gnosiological path between the noumenal horizon and the phenomenal horizon from the attempt of precision as analyzes and differentiations between a “thing-in-itself”, a “thing” and a “ object “as an element of the contest, and have a notion of representation as one of the conceptual foundations. In the present essay we treat the conditions and possibility of an object with the senses beyond its function of signifier. For this we extend the concept of recipience in their known and denotative senses, presenting it by means of a more concrete and visual figuration that surpasses an idea of sign, due to the common position of container of an object, besides its condition of frame E the signifier of something, other objects and diverse. These questions were reflected experimentally from the Metaphorical Epistemology of Feliciano de Mira (2013).

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2018.v10.n25.02.p1

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/8590

Palavras-Chave: Recipiência, Função do objeto, Síntese especular, Gnosiologia experimental

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions