A ENCRUZILHADA DA EPISTEMOLOGIA: APROXIMAÇÕES ENTRE BACHELARD, LATOUR E HACKING

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 10 n. 25 (2018) • Revista Kínesis

Autor: Gabriel Rocha Kafure

Resumo:

A presente comunicação pretende fazer uma análise da interface entre as leituras de Hacking sobre uma possível relação de continuidade ou ruptura entre e com Latour e Bachelard. Desse modo, é através do conceito de epistemologia que pretendemos entender o racionalismo regional na construção da objetividade científica, partindo de uma suposta subjetividade que pode se reter na perspectiva epistemológica. Com isso, pretendemos elaborar o experimento de pensamento proposto de Latour de colocar o conhecimento em laboratório antropológico das ciências em contraposição à metaepistemologia proposta por Ian Hacking. Assim, tal experimento pretende nos colocar em uma encruzilhada conceitual da ontologia histórica e, com isso, entender talvez quais as saídas possíveis que o bachelardismo pode manter nas questões propostas.

Abstract:

Cet article se propose d’analyser l’interface entre les lectures de Hacking sur une éventuelle relation de continuité ou de rupture avec Latour et Bachelard. C'est donc à travers le concept d'épistémologie que nous entendons comprendre le rationalisme régional dans la construction de l'objectivité scientifique partant d'une supposée subjectivité que l'on peut retenir dans la perspective épistémologique. Avec cela, nous avons l'intention d'élaborer l'expérience de pensée proposée par Latour pour mettre les connaissances en laboratoire anthropologique des sciences en opposition avec la métaépistémologie proposée par Ian Hacking. Ainsi, cette expérience a pour but de nous placer à un carrefour conceptuel de l’ontologie historique et, par là même, de comprendre peut-être quelles sont les sorties possibles du bachelardisme gardée dans les questions proposées.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2018.v10.n25.05.p62

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/8594

Palavras-Chave: Relativismo, Nominalismo, Metaepistemologia

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions