RELIGIÃO E MORALIDADE EM MERLEAU-PONTY

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 10 n. 25 (2018) • Revista Kínesis

Autor: Harley Juliano Mantovani

Resumo:

O nosso objetivo é analisar a função filosófica da morte de Deus na crítica que Merleau-Ponty faz ao dualismo metafísico entre o sensível e o inteligível, entre o concreto e o absoluto separado. Demonstraremos como a morte de Deus leva o filósofo a rejeitar a fundamentação metafísica da moral e a realizar uma investigação sobre as origens da moralidade, que dissolve a correspondência entre metafísica e antropologia. Merleau-Ponty considera a morte de Deus como um golpe contra o racionalismo filosófico que anulou o corpo e se separou da vida da carne. Vamos mostrar que, sem esse ateísmo, o social é uma abstração conceitual que nos oferece uma religião e uma moral que, presas a ideologias, perderam a força revolucionária do grito.

Abstract:

Our aim is to analyze the philosophical function of God's death in the critique that Merleau-Ponty makes to the metaphysical dualism between the sensible and the intelligible, between the concrete and the absolute. We will demonstrate how the death of God leads the philosopher to reject the metaphysical foundation of moral and to accomplish an investigation about the origins of morality, which dissolves the correspondence between metaphysics and anthropology. The philosopher considers the death of God as a blow against philosophical rationalism that annulled the body and separated itself from the life of the flesh. Let us show that, without this atheism, the social is a conceptual abstraction that offers us a religion and a moral that, trapped by ideologies, have lost the revolutionary force of the cry.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2018.v10.n25.11.p166

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/8600

Palavras-Chave: Merleau-Ponty, Religião, Moralidade, Metafísica, Social

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions