A RELAÇÃO ENTRE A HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E A IMAGEM DA CIÊNCIA: O CASO DA FEBRE PUERPERAL NO SÉCULO XIX

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 10 n. 25 (2018) • Revista Kínesis

Autor: Lília Ferreira Souza Queiroz; Deivide Garcia Silva Oliveira; Thaís Soares Silva; Lília Santos Neri

Resumo:

A História das ciências é reconhecida mundialmente entre filósofos e educadores como elemento fundamental no ensino-aprendizagem das ciências. Entretanto, no presente artigo procura-se mostrar que não é qualquer História das ciências apresentada que pode ser assim considerada. Quando a abordagem histórica possui uma descrição simplista e baseada em recortes, facilmente pode-se conduzir o estudante a formação de uma imagem inadequada da ciência e distorcida do desenvolvimento científico, como exemplificado nesse trabalho, através do desdobramento da análise de Oliveira e Fernandez (2007) da descrição de Hempel (1974), sobre o caso histórico da febre puerperal do século XIX. Contrariamente, defendemos uma abordagem mais concreta e menos partidária possível da História das Ciências, pois, pode fornecer subsídios para o entendimento dos conceitos científicos abordados e uma compreensão crítica da ciência, haja vista que, essa evidencia os elementos internos e externos inerentes à ciência.

Abstract:

The History of Science is acknowledged worldwide among philosophers and educators as a fundamental element in the teaching-learning of sciences. However, the present article tries to show that it is not any History of Sciences presented that can be so considered. Whenever the historical approach has a simplistic description based on cuts, it can easily lead the student to the formation of an inadequate image of science and distorted scientific development, as exemplified in this paper, through the analysis of Oliveira and Fernandez (2007) of description Hempel (1974), on the historical case of puerperal fever of the century XIX. Conversely, we advocate a more concrete and less partisan approach to the History of Science, Therefore, can provide subsidies for the understanding of the scientific concepts approached and a critical understanding of science, given that, this evidence the internal and external elements inherent to science.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2018.v10.n25.14.p217

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/8603

Palavras-Chave: História das Ciências, Imagem da ciência, Ensino de ciências

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