HANS JONAS E O NIILISMO GNÓSTICO: ?A MAIS RADICAL REBELIÃO CONTRA A PHYSIS?

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 10 n. 25 (2018) • Revista Kínesis

Autor: Thiago Vasconcelos

Resumo:

Este trabalho tem como objetivo analisar os estudos de Hans Jonas sobre os movimentos gnósticos e a formulação do princípio gnóstico que busca captar o elemento principal da pluralidade de vozes presentes no gnosticismo, a saber, o niilismo radical que se manifesta como uma revolta contra o mundo. Neste sentido, destaca-se a importância do diálogo entre Bultmann, Heidegger e Jonas em torno do conceito de desmitologização, que influenciará de modo fundamental a interpretação jonasiana da literatura gnóstica. Por fim, pretende-se analisar de que modo o anticosmismo e o antinomismo gnóstico se revelam como a mais radical rebelião contra a physis ao se oporem à compreensão grega de Cosmos.

Abstract:

This work aims to analyze the Hans Jonas studies on the Gnostic movements and the enunciation of the Gnostic principle which pursues to capture the main element among the plurality of voices present in Gnosticism, namely, the radical nihilism which manifests as a revolt against the world. Therefore, it is highlighted the importance of the dialogue between Bultmann, Heidegger and Jonas on the concept of demythologization, which fundamentally influences the Jonas interpretation on the Gnostic literature. At last, it is intended to analyze how anticosmism and Gnostic antinomism are revealed as the most radical rebellion against physis as they oppose the Greek comprehension about Cosmos.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2018.v10.n25.17.p263

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/8606

Palavras-Chave: Hans Jonas, Gnosticismo, Niilismo

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions