ERIC WEIL E O ENCONTRO DE UM OUTRO KANTIANO PÓS-HEGELIANO EM MARX?

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 10 n. 25 (2018) • Revista Kínesis

Autor: Francisco Valério

Resumo:

A grande importância de um pensador como Marx não passou desapercebida por Eric Weil, muito pelo contrário, tratou de combater em seu tempo todos que quiseram torná-lo inimigo da sociedade, pois viu nesse filósofo aquele que se propôs realizar o projeto da liberdade desenhado pelas transições dialéticas presentes nas filosofias de Kant e Hegel. Para Weil, pode-se questionar a validade com que Marx busca realizar esse projeto no âmbito de uma ciência, porém nunca a necessidade efetiva de tornar esse projeto viável para o mundo. Tamanha importância dada a Marx, fez com que Weil compreendesse a compreensão do materialismo dialético acerca da filosofia de Hegel, muito embora parece que Marx ignore todo o significado de Kant na constituição da olímpica filosofia hegeliana e, por conseguinte, o impacto deste filósofo na sua pretensa ciência da liberdade. Tal compreensão é a de que Marx quer se situar para além de Hegel, não contra Hegel, mas como realizador de tudo que essa filosofia preconiza em termos de uma liberdade efetiva do homem. Assim, com o fito de instaurar o projeto da liberdade, Marx se apresenta a Weil como o mais genuíno pós-hegeliano. Ocorre que, para Weil, ao cruzar o território hegeliano pela via da liberdade é com Kant que o pensador da práxis se defronta novamente.

Abstract:

The great importance of an author like Marx hasn't gone unnoticed by Eric Weil; on the contrary, he tried to oppose at his own time to all of those who wanted to depict Marx as an enemy of society, since Weil saw that philosopher as someone who was willing to fulfill the project of freedom designed by dialectical transitions found in Kant's and Hegel's philosophies. For Weil, we could dispute the validity with which Marx tried to fulfill his project under the scope of a science; however, we couldn't dispute the effective need to make this project feasible for the world. Such importance given to Marx has made Weil to understand the understanding of dialectical materialism about Hegel's philosophy, although it might seem that Marx disregards all Kantian meaning in the constitution of olympic Hegelian philosophy, and, as consequence, that philosopher's impact on his presumptive science of freedom. His understanding is that Marx wants to present himself as beyond Hegel, instead of against Hegel, and as a fulfillment of everything that Hegel's philosophy defends concerning an effective freedom for man. Thus, in order to settle the project of freedom, Marx is seen by Weil as the most authentic post-Hegelian. What happens, then, for Weil, while crossing Hegelian territory by the way of freedom, is that the thinker of praxis faces Kant again.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2018.v10.n25.19.p296

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/8608

Palavras-Chave: Liberdade, Kant, Hegel, Marx

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