BREVE CONSIDERAÇÃO SOBRE O PRAGMATISMO DE PEIRCE

Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia - v. 10 n. 25 (2018) • Revista Kínesis

Autor: Maria Francysnalda Oliveira Dourado

Resumo:

Este artigo tem como escopo apresentar brevemente o filósofo que é considerado o pai do pragmatismo, a saber, Charles Sanders Peirce. Assim, não há a pretensão de nos aprofundarmos nas lições desse filósofo, mas tão somente a de termos um panorama dos seus ensinamentos. Primeiramente, apresentaremos alguns críticos dessa corrente filosófica e, então, o pragmatismo do filósofo. Ressalta-se que esse estudo foi realizado mediante leitura, análise e interpretação, portanto, foi utilizada a Pesquisa Bibliográfica como metodologia. Foi observado, pois, que a crença nos leva aos hábitos e estes nos levam à significação. Ademais, o que um objeto significa para um povo diz respeito aos hábitos que o envolvem.

Abstract:

This article aims to briefly introduce the philosopher who is considered the father of pragmatism, namely Charles Sanders Peirce. Therefore, there is no pretension to deepen in the lessons of this philosopher, but only to have a panorama of his teachings. First, we will present some critics of this philosophical current and then the philosopher's pragmatism. It should be emphasized that this study was carried out through reading, analysis and interpretation, therefore, Bibliographic Research was used as methodology. It was observed, therefore, that belief leads us to habits and these lead us to meaning. In addition, what an object means for a people concerns the habits that surround it.

ISSN: 1984-8900

DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2018.v10.n25.20.p312

Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/8609

Palavras-Chave: Método, Dúvida, Crença, Hábito

Revista Kínesis

Foco e Escopo

A Kínesis - Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia é uma revista eletrônica acadêmica na área de Filosofia que tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação.

Surgiu em 2009 da iniciativa conjunta dos pós-graduandos em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

A Revista atende exclusivamente a demanda de pesquisa e publicação de pós-graduandos e pós-graduados na área de Filosofia e suas articulações com as demais áreas do conhecimento (ciências, literatura, artes, etc); não publica trabalhos de graduandos e graduados.

Apoio Institucional

Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Marília-SP.

Avaliação Qualis CAPES

Na última avaliação trienal da CAPES (Quadriênio 2013-2016), a Kínesis foi avaliada com Qualis B2 em Filosofia.

Periodicidade e Fluxo de Submissão

A Kínesis publica seus números semestralmente e recebe trabalhos em fluxo contínuo, com exceção de números especiais ou dossiês que dependem de chamadas com datas específicas. Cada número terá no máximo 20 artigos. Em situações de grande número de trabalhos aprovados serão publicados os textos com data de submissão mais antiga e os demais textos serão publicados em números especiais; neste caso os autores serão comunicados. 

Submissões: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/about/submissions